Proposta terceira linha férrea em audiência sobre a RMGSP


09/05/2011 19:38

Compartilhar:

Beto Trícoli (à esq.) em audiência pública, em Francisco Morato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/BETOTRICOLIAUDIENCIAPUBLICA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Beto Trícoli (PV) propôs a criação de mais uma linha férrea, a terceira, que correria paralela ao sistema já existente da CPTM. O novo trajeto ligaria as cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras até São Paulo e beneficiaria milhares de usuários.

A proposta foi apresentada durante audiência pública que discutiu a reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo, no dia 4/5, no Centro Social Urbano de Francisco Morato.

Segundo o deputado, a terceira linha dobraria a capacidade de atendimento e melhoraria a qualidade do transporte metropolitano, "pois representa uma solução rápida, efetiva e de baixo investimento que otimiza recursos", afirmou Beto Trícoli.

O projeto de reorganização da região metropolitana é de autoria do governo do Estado, cria ainda o Conselho de Desenvolvimento e institui o Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com esse projeto, que tramita em regime de urgência na Assembleia, as funções públicas de interesse comum entre Estado e municípios serão especificadas pelo Conselho de Desenvolvimento nos seguintes campos: planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O projeto vai permitir uma discussão em comum dos problemas da região metropolitana, que sofre, principalmente, com a desigualdade social.



betotrícoli@al.sp.gov.br

alesp