Frente Parlamentar defende comunidades quilombolas


29/06/2005 09:44

Compartilhar:

Deputado Nivaldo Santana (esq) participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Remanescentes de Quilombo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/quilombo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Nivaldo Santana

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) participou, na terça-feira, 28/6, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Remanescentes de Quilombo. A frente, constituída pelo deputado Hamilton Pereira (PT), conta com a participação de 22 deputados da Assembléia Legislativa e pretende atuar no reconhecimento dessas comunidades e na sua emancipação, principalmente na titulação das terras dos quilombolas, que, muitas vezes, se encontram em disputas imobiliárias e de posseiros.

O deputado Nivaldo Santana ressaltou que a sociedade brasileira vive sob o impacto do período da escravidão e que as diferenças sociais têm, neste momento da história nacional, seu ponto de partida. Em sua opinião, os quilombolas têm de ter a seu lado forças políticas capazes de criar condições para a discussão e o aprofundamento desses temas na busca de soluções adequadas para cada caso.

Para Benedito Alves da Silva, representante das comunidades quilombolas, a dificuldade de acesso às leis possibilita a tomada das suas terras por grileiros. "Há quase 500 anos viemos para cá e, até agora, não conseguimos nada do Estado para reparar a escravidão. É muito importante que os parlamentares também se envolvam nestas questões", afirmou.

nsantana@al.sp.gov.br

alesp