Secretário geral parlamentar fala do processo legislativo aos deputados-jovens


22/11/2007 22:34

Compartilhar:

Deputados-jovens durante palestra no Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AURO CRIANCAS mmy (26).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auro Augusto Caliman, secretário geral parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AURO mmy (15).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário geral parlamentar orienta os deputados-jovens de como se dá o processo parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AURO PALESTRA mmy (40).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dando prosseguimento às atividades do Parlamento Jovem, nesta quinta-feira, 22/11, no Plenário Juscelino Kubitschek, o secretário geral parlamentar, Auro Augusto Caliman, deu orientações aos deputados-jovens de como se dá o processo parlamentar, simulou uma votação eletrônica e fez uma breve explanação das funções do Legislativo.

"Quando o deputado toma posse, ele faz um juramento, de acordo com a Constituição e a Lei Orgânica dos Municípios, assumindo o compromisso perante todos de ser zeloso e cumprir os deveres que lhe competem. Passa então a tomar as iniciativas em relação ao que se propôs em campanha, defendendo suas idéias, seus projetos. Bem-vindos ao Parlamento. Que seja uma experiência proveitosa para vocês", disse o deputado José Bittencourt (PDT), abrindo a exposição.

Auro Caliman explicou que a Assembléia, criada em 1834 e instalada em fevereiro de 1835, à época chamava-se Assembléia Legislativa Provincial, pois éramos uma monarquia. Depois de proclamada a República, tornou-se Assembléia Legislativa Estadual. "São 172 anos de Poder Legislativo Estadual, de um espaço que representa a população. Neste 172 anos, nunca um parlamentar entrou nesta Casa por outra porta que não fosse a dos votos do povo paulista", disse o secretário geral. Segundo ele, o Poder Legislativo é um espelho da sociedade, e ao parlamentar é delegada a função de representar seus eleitores.

"Vocês, deputados-jovens, foram eleitos, portanto vão representar seus eleitores. Após serem diplomados, farão o juramento a que se referiu José Bittencourt. Posteriormente, escolherão o presidente, o 1º e o 2º secretários, e o vice-presidente. No caso de simular o processo legislativo temos algumas limitações, devido ao pouco tempo de que dispomos. Por este motivo vocês escolherão por chapa, e não por nome. Apresentadas as chapas, que poderão ser no máximo três, a presidente da sessão, deputada Célia Leão (PSDB), vai solicitar que os candidatos declinem os motivos da sua candidatura e tentem convencer os outros deputados a votar em sua chapa", explicou.

Caliman afirmou que depois de empossada a Mesa Diretora, o presidente chama cada parlamentar à tribuna para defender seu projeto pelo tempo de três minutos. Terminada a votação, encerra-se a sessão. "Lembrem-se que o voto é livre, e que cada um deve avaliar bem antes de decidir, procurando se perguntar até que ponto faria melhor que o outro", finalizou o secretário geral parlamentar.

alesp