Deputada faz palestra sobre idoso


06/11/2007 10:27

Compartilhar:

Deputada Rita Passos com os militantes do Partido Verde de São Paulo: Duda Ribeiro, Alberto Ferreira e Darci de Alencar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RITA PASSOS IDOSO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Rita Passos



No dia 29/10, a deputada Rita Passos (PV) ministrou palestra sobre o Centro de Convivência Dia para Idosos de Itu aos militantes do Diretório Municipal do Partido Verde de São Paulo. O convite foi do Grupo Afro-Descendente Onda Verde, coordenado por Alberto Ferreira. Durante a exposição, Rita Passos apresentou projetos parlamentares sobre o tema.

Criado e implantado em março de 2006, o Centro de Convivência Dia para Idosos é fruto de uma proposta idealizada pela deputada quando presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Itu. O projeto é destinado ao idoso que necessita de cuidados especiais e cuja família não tem condições financeiras de arcar com um acompanhante. O idoso fica durante o dia no Centro, na companhia de outros idosos e recebe atendimento nas áreas de saúde, recreação e lazer.

A estrutura é formada por quartos de descanso femininos e masculinos, cozinha, refeitório, sala de TV e DVD, horta comunitária e espaço para a prática de atividades físicas, recreativas e de artesanato. O centro conta com médico, auxiliar de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, professores de artes, educação física e alfabetização, assistente social, cozinheira, nutricionista, monitores e motorista.

De acordo com a deputada, os idosos atendidos no Centro apresentaram significativas melhoras em suas condições de saúde, como recuperação da memória, da musculatura e do entusiasmo de viver e perda dos sentimentos de depressão. Além disso, a convivência familiar tornou-se mais prazerosa tanto para o idoso quanto para os demais parentes.

Rita Passos sugeriu ao governador José Serra, através da Indicação 650/2007, a implantação de centros de convivência em todo o Estado nos moldes do já existente em Itu. Para tanto, incluiu uma emenda ao orçamento estadual para 2008, a fim de garantir recursos para a implantação nas 14 regiões administrativas. "Dessa maneira, fica assegurado que as unidades destas regiões recebam os incentivos financeiros necessários para sua criação, implantação e manutenção, e que eles possam ser visitados e usados como modelo nos demais municípios do Estado", ressalta a parlamentar.

rpassos@al.sp.gov.br

alesp