Iniciada extensão da Linha-5 Lilás do Metrô

Parlamentares participam de ato que marcou o início das obras
17/08/2009 21:54

Compartilhar:

No local onde foi realizado o evento será construída a futura estação Adolfo Pinheiro, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2011<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/METROSTOAMAROMAC 61.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador José Serra anuncia o início das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/METROSTOAMAROMAC 41.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Durante o evento, foi exibido um vídeo com depoimento do presidente licenciado da Assembleia, deputado Barros Munhoz, em que parabeniza todos os envolvidos nesta expansão do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/METROSTOAMAROBARROSMUNHOZMAC 15.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada no início da tarde desta segunda-feira, 17/8, o governador José Serra anunciou o início das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo " Largo 13) do Metrô, na região de Santo Amaro, capital. No local onde foi realizado o evento será construída a futura estação Adolfo Pinheiro, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2011.

Com o início dos trabalhos, somado às obras da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e à extensão da 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena), a cidade de São Paulo terá, simultaneamente, obras em três linhas do Metrô.

Entre outras autoridades, participaram da solenidade os deputados estaduais Jorge Caruso (PMDB), Milton Leite Filho (DEM), Enio Tatto (PT) e Edmir Chedid (DEM). Durante o evento, foi exibido um vídeo com depoimento do presidente licenciado da Assembleia, deputado Barros Munhoz, em que parabeniza todos os envolvidos nesta expansão do Metrô, sobretudo a população de Santo Amaro. Munhoz lamentou o fato de não poder estar presente e enalteceu a postura do governador José Serra, que considera empreendedora, como também a do prefeito Gilberto Kassab.

É importante ressaltar que, em meados do ano passado, a Assembleia realizou audiência pública, proposta pela Comissão de Transportes, para debater as anunciadas desapropriações para a instalação da futura estação Adolfo Pinheiro. Como resultado dessa audiência, e graças ao trabalho dos parlamentares em conjunto com a população, o projeto inicial foi alterado pelo Metrô e, entre outras coisas, uma galeria comercial, que seria totalmente demolida, foi mantida.

Durante seu discurso, o governador José Serra elogiou o trabalho da Assembleia, dizendo ser fundamental o apoio dos parlamentares para a expansão do Metrô. "A Assembleia tem aprovado os financiamentos com instituições estrangeiras, como o BID e o Banco Mundial", lembrou.

Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de Metrô, dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros em forma de Metrô de superfície, na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização.

alesp