Iniciada extensão da Linha-5 Lilás do Metrô
Em cerimônia realizada no início da tarde desta segunda-feira, 17/8, o governador José Serra anunciou o início das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo " Largo 13) do Metrô, na região de Santo Amaro, capital. No local onde foi realizado o evento será construída a futura estação Adolfo Pinheiro, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2011.
Com o início dos trabalhos, somado às obras da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e à extensão da 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena), a cidade de São Paulo terá, simultaneamente, obras em três linhas do Metrô.
Entre outras autoridades, participaram da solenidade os deputados estaduais Jorge Caruso (PMDB), Milton Leite Filho (DEM), Enio Tatto (PT) e Edmir Chedid (DEM). Durante o evento, foi exibido um vídeo com depoimento do presidente licenciado da Assembleia, deputado Barros Munhoz, em que parabeniza todos os envolvidos nesta expansão do Metrô, sobretudo a população de Santo Amaro. Munhoz lamentou o fato de não poder estar presente e enalteceu a postura do governador José Serra, que considera empreendedora, como também a do prefeito Gilberto Kassab.
É importante ressaltar que, em meados do ano passado, a Assembleia realizou audiência pública, proposta pela Comissão de Transportes, para debater as anunciadas desapropriações para a instalação da futura estação Adolfo Pinheiro. Como resultado dessa audiência, e graças ao trabalho dos parlamentares em conjunto com a população, o projeto inicial foi alterado pelo Metrô e, entre outras coisas, uma galeria comercial, que seria totalmente demolida, foi mantida.
Durante seu discurso, o governador José Serra elogiou o trabalho da Assembleia, dizendo ser fundamental o apoio dos parlamentares para a expansão do Metrô. "A Assembleia tem aprovado os financiamentos com instituições estrangeiras, como o BID e o Banco Mundial", lembrou.
Até 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de Metrô, dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros em forma de Metrô de superfície, na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições