Estado de São Paulo ganha Dia do Tai Chi Chuan


19/03/2009 11:49

Compartilhar:

A prática do TaiChi Chuan proporciona equilíbrio e tranquilidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/MARCOSMARTINSTAICHI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Graças a uma lei de autoria de Marcos Martins (PT), sancionada pelo governador, o Estado de São Paulo conta com dia dedicado ao Tai Chi Chuan. A partir deste ano, o último sábado de abril passa a ser dia oficial da arte marcial chinesa, que se dedica a vencer o movimento por meio da quietude, a dureza por meio da suavidade e o rápido por meio do lento.

Os criadores do Tai Chi Chuan se basearam na observação da interação entre os diversos elementos presentes na natureza. Praticado hoje em todo o mundo, o Tai Chi Chuan é apreciado no Ocidente, sobretudo por sua relação com meditação e promoção da saúde. Nas grandes cidades, a arte marcial proporciona tranquilidade e equilíbrio.

Em São Paulo, que possui grande número de chineses, a prática iniciou-se na década de 1960. Hoje, diversos brasileiros ensinam a arte, além de publicarem livros, revistas e artigos científicos.

Ao todo, já são mais de 60 países que dedicam o último sábado de abril ao Tai Chi Chuan. Eventos são organizados por escolas, grupos ou associações, geralmente com aulas gratuitas e exibições públicas.

Em Osasco, quando ainda era vereador, Marcos Martins também apresentou projeto com mesmo teor para a cidade, que instituiu a data.

Os objetivos do Dia do Tai Chi Chuan são popularizar os benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde; divulgar sua crescente adoção em áreas como a educação, a reabilitação de usuários de drogas ou detentos e no ambiente empresarial, e oferecer visão que ultrapassa fronteiras geopolíticas, estimulando a adoção da sabedoria de todas as culturas.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp