Mobilização de apoio à Santa Casa de Lins


21/01/2010 16:11

Compartilhar:

Tobias propôs parceria entre Estado e municípios da microrregião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/PEDROTOBIASSALVASTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lideranças políticas e da saúde reuniram-se na tarde da última quarta-feira, 20/1, na Câmara de Lins, para buscar uma solução definitiva para a tradicional santa casa local, que enfrenta uma grave crise financeira e está ameaçada de fechar as portas, o que prejudicaria pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região.

Convidado pela Associação das Câmaras Municipais do Oeste de São Paulo (Acamoesp), entidade que congrega vereadores de cerca de 70 cidades, o deputado Pedro Tobias (PSDB) prestigiou o evento e deu sua opinião muito mais como médico experiente do serviço público do que como parlamentar. "A Santa Casa de Lins é uma referência regional na área da saúde e, por isso, temos que buscar uma alternativa viável para que essa instituição não feche suas portas. Acredito que uma parceria entre o governo do Estado e os dez municípios da microrregião de Lins seja uma proposta saudável", disse Tobias na abertura da reunião, colocando-se à disposição como principal porta-voz para encaminhar o melhor projeto apresentado.

O deputado defendeu uma ampla discussão e efetiva participação dos municípios envolvidos no processo, propondo a formação de um consórcio intermunicipal para debater o modelo de gestão e o eventual subsídio a ser repassado mensalmente ao hospital pelos municípios beneficiados pelos serviços. "Espero que essa reunião seja o início do debate. Mas precisamos agir rapidamente para levar uma proposta orçamentária concreta e viável ao secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, que está sensível e disposto a ajudar esse hospital referência de toda a região", afirmou Pedro Tobias.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp