Retomada discussão sobre ICMS do eucalipto


31/08/2011 11:07

Compartilhar:

Afonso Lobato (2º à esq.) em encontro em São Luiz do Paraitinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/AFONSOLOBATOICMS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Afonso Lobato (PV) retomou, com uma reunião em São Luiz do Paraitinga, na noite de segunda-feira, 29/8, a discussão sobre a redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) cobrado de florestas plantadas de eucalipto em todo o Estado.

O encontro contou com a participação dos prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Scherle (PSDB), e de Natividade da Serra, João Carvalho (PPS), além de vereadores das três cidades, técnicos e proprietários rurais da região.

O deputado foi convidado pelos organizadores do encontro para discutir o assunto, uma vez que já vem se articulando desde seu primeiro mandato, no sentido de regulamentar o plantio de eucalipto e de proporcionar algum ganho aos municípios atingidos por essa monocultura.

"A discussão é para que o ICMS fique no município", destacou Padre Afonso. Nesse aspecto, o deputado chegou a se reunir com representantes da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa) para definir uma proposta que contemple o interesse dos municípios. "Essa conversa precisa ser retomada", disse.

Ele vai articular-se politicamente na Assembleia Legislativa, para reverter o veto do governador Geraldo Alckmin, ao projeto de lei de sua autoria, que disciplina o plantio de eucalipto no Estado, aprovado no plenário. "Esse projeto foi importante porque provocou um momento de reflexão sobre o assunto, com audiências públicas em todo o Estado", afirma o deputado.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp