Retomada discussão sobre ICMS do eucalipto
Afonso Lobato (PV) retomou, com uma reunião em São Luiz do Paraitinga, na noite de segunda-feira, 29/8, a discussão sobre a redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) cobrado de florestas plantadas de eucalipto em todo o Estado.
O encontro contou com a participação dos prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Scherle (PSDB), e de Natividade da Serra, João Carvalho (PPS), além de vereadores das três cidades, técnicos e proprietários rurais da região.
O deputado foi convidado pelos organizadores do encontro para discutir o assunto, uma vez que já vem se articulando desde seu primeiro mandato, no sentido de regulamentar o plantio de eucalipto e de proporcionar algum ganho aos municípios atingidos por essa monocultura.
"A discussão é para que o ICMS fique no município", destacou Padre Afonso. Nesse aspecto, o deputado chegou a se reunir com representantes da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa) para definir uma proposta que contemple o interesse dos municípios. "Essa conversa precisa ser retomada", disse.
Ele vai articular-se politicamente na Assembleia Legislativa, para reverter o veto do governador Geraldo Alckmin, ao projeto de lei de sua autoria, que disciplina o plantio de eucalipto no Estado, aprovado no plenário. "Esse projeto foi importante porque provocou um momento de reflexão sobre o assunto, com audiências públicas em todo o Estado", afirma o deputado.
padreafonso@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações