CDH escolherá nesta quinta-feira o vencedor do X Prêmio Santo Dias


21/11/2006 18:12

Compartilhar:

Deputado Ítalo Cardoso, presidente da Comissão de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Italo Cardoso1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Considerado um dos mais importantes prêmios de direitos humanos do país, o Prêmio Santo Dias é concedido anualmente à entidade, ao movimento social ou à personalidade que se destaque por sua atuação, no Estado, em defesa dos direitos fundamentais da pessoa.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Alesp, responsável pela escolha do vencedor ou vencedores, recebeu neste ano 22 indicações para o prêmio. A escolha será feita pelos integrantes da CDH, na reunião desta quinta-feira, 23/11, que será realizada às 14h30 no plenário José Bonifácio.

Para a 10ª edição do prêmio, foram indicadas pessoas e entidades ligadas à saúde do trabalhador, à inclusão social das pessoas com epilepsia e à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também receberam indicações ativistas do movimento popular, do combate à tortura e da defesa dos direitos das pessoas encarceradas, além de religiosos, advogados, uma vereadora, um psiquiatra, um ativista da causa GLBTT e um jornalista.

O Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa será entregue em sessão solene que ocorrerá em 8/12.



Os indicados:

Fernanda Giannasi " Engenheira especializada em segurança e saúde no trabalho. É auditora do Ministério do Trabalho e tem uma atuação marcada pela denúncia dos efeitos maléficos do amianto à saúde e da contaminação de trabalhadores de empresas públicas e privadas por produtos químicos e radioativos.

ACAT-Brasil " Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura: organização não governamental que denuncia a tortura e a violência policial, além de acompanhar o tratamento das vítimas dentro e fora do sistema prisional. Atua em São Paulo desde 1999 junto aos torturados e seus familiares, prestando atendimento psicossocial, espiritual, educativo e médico.

Ariel de Castro Alves " Advogado, coordenador nacional de Relações Internacionais do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Atua na defesa dos direitos humanos há 10 anos, principalmente no combate à violência contra detentos e adolescentes internos da Febem e contra a tortura e a violência policial que atinge os jovens pobres e negros da periferia.

Heidi Ann Cerneka " Teóloga, coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional para as questões femininas. Integra, também, o Instituto Terra Trabalho e Cidadania. Trabalha diariamente com mulheres presas, brasileiras e estrangeiras, na capital e no interior. Faz parte do Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas e do Conselho da Comunidade junto às Varas de Execuções Criminais de São Paulo.

Josephina Bacariça " Pedagoga, trabalhou em projetos com jovens em situação de rua, coordenando e supervisionando programas para a Febem. Também atua junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Foi coordenadora geral na implantação do projeto "Centro de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural", nos municípios de Mairinque, Mogi das Cruzes, São Roque e Sumaré. Cooordenou cursos profissionalizantes nas áreas de Construção Civil, Cozinha Comunitária e Restaurante Popular.

Jorge Márcio Pereira de Andrade " Psiquiatra, psicanalista e analista institucional. É fundador do Defnet " Centro de Informática e Informações sobre Paralisias Cerebrais. Integra o Conselho Consultivo do CVI " Centro de Vida Independente de Campinas. Criador e responsável pelo site www.defnet.org.br e editor responsável do Boletim Eletrônico Informativo Defnet. É autor de vários artigos que tendo como base a defesa dos direitos humanos.

Fábio Konder Comparato " É um dos mais respeitados juristas brasileiros, com uma trajetória voltada para a defesa dos direitos humanos e da cidadania. Integrou a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE) " Organização civil sem fins lucrativos que tem por missão promover a saúde biopsicossocial e melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia e suas famílias. Atua nas áreas de educação, ciência e artes, garantindo uma assistência integral e de alta qualidade aos usuários.

Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP) " Tem como objetivo contribuir para a formação e articulação de atores sociais, visando uma sociedade justa e solidária, de pleno exercício da cidadania e dos direitos, à luz dos princípios fundamentais dos direitos humanos e do respeito ao meio ambiente.

Heleni de Paiva " Vereadora do PT de Santo André. Na década de 90, atuou juntamente com travestis no trabalho de conscientização e prevenção da AIDS. É fundadora da Associação Tulipa, referência nesta área. Tem trabalhado junto às polícias Civil e Militar e ao Executivo para traçar propostas efetivas de combate à violência e à intolerância contra a população GLBTT.

Padre Valdir João " Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária de São Paulo, é considerado um exemplo de compromisso com a cidadania e de amor ao próximo, praticado sobretudo nas lutas em defesa das pessoas encarceradas.

Grupo de Trabalho pelo Fechamento da Febem-SP " Formado por representantes de movimentos e entidades que lutam pela extinção da Febem-SP, favorecendo a solução que passa pela municipalização do atendimento ao adolescente infrator. Defende a construção de unidades para até 40 internos, administradas pelos municípios e fiscalizadas pela comunidade.

Marcelo Gil " Presidente da Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCDS). Conselheiro de Saúde de Santo André, é formado em teologia e filosofia. Sua trajetória é marcada pelo combate à homofobia e pela inclusão social da população GLBTT nas cidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo e Diadema.

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências " Surgiu a partir do trabalho realizado por um grupo de mães em 1983. Luta pela emancipação das mulheres e pela defesa dos direitos sociais, desenvolvendo atividades de apoio às mulheres desempregadas e gestantes, bem como às mulheres, adolescentes e crianças vítimas da violência sexual e doméstica.

Rede Criança de Combate à Violência Doméstica " Criada por um grupo de profissionais da zona leste da capital, atua na prevenção, sensibilização e atendimento psicossocial às famílias da periferia. Um de seus projetos, o Rede Criança (que atende crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual), é referência no município.

Laboratório da Criança (Lacri) " Desenvolve estudos e pesquisas de natureza transdisciplinar sobre a problemática da infância. Capacita profissionais através de telecurso de especialização em violência doméstica contra crianças e adolescentes, preparando e formando defensores dos direitos humanos.

Michael Mary Nolan " Advogada. É fundadora do Centro Santo Dias de Defesa dos Direitos Humanos, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania. Faz parte do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e integra o Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo. Participa de grupo de trabalho voltado para a defesa da mulher encarcerada e assessora várias pastorais sociais (carcerária, de negros, índios e migrantes).

Zorilda Maria de Jesus " Foi presidente da Sociedade Amigos da Ponte Rasa. Secretária geral e tesoureira da Federação das Associações de Moradores do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional das Associações de Moradores. Dirigente distrital do PCdoB, Zorilda faleceu no dia 11/11/2006, quando sua indicação já havia sido proposta pela deputada Ana Martins e representantes de entidades e movimentos populares da zona leste.

Dom Cândido Padin " Foi vice-reitor da PUC-SP, assessorou a CNBB e o Conselho Episcopal Latinoamericano. Foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro e bispo da cidade de Bauru, onde permaneceu por mais de 20 anos. Sua atuação em defesa de uma educação libertadora e da democracia o transformaram em um dos símbolos da luta pela justiça social no país.

Irmã Isabel de Oliveira " Conhecida com Irmã Assunção, iniciou seu trabalho junto às mulheres em situação de exclusão ainda na década de 40. Nos anos 50, trabalhou no Presídio de Tremembé. Posteriormente foi diretora da Penitenciária Feminina do Carandiru. É um exemplo de dedicação e de compromisso com os direitos humanos.

Therezinha Helena " Educadora, é uma referência na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo sido uma das elaboradoras do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Danilo Silveira Manha " Jornalista, com atuação na cidade de Atibaia e municípios vizinhos, desenvolveu de forma voluntária um projeto de videorreportagem exibido semanalmente na TV educativa Altiora (Bragança Paulista e Atibaia), mostrando o trabalho das entidades assistenciais da região.

italopt@uol.com.br

alesp