Inaugurada ala oncológica em hospital de Bauru


08/02/2006 10:54

Compartilhar:

Tobias, na inauguração em Bauru: parceria poder público-iniciativa privada traz avanços na área social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tobias manoel de abreu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representando o governador Geraldo Alckmin, o deputado Pedro Tobias (PSDB) participou, em 21/1, da inauguração da nova ala de oncologia do Hospital Manoel de Abreu, administrado pela Associação Hospitalar de Bauru (AHB).

A reforma do prédio foi realizada por meio de parceria entre o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC). Foram arrecadados cerca de R$ 120 mil em dinheiro e material de construção entre 52 voluntários " empresários e pessoas físicas.

"Na década de 1960, acreditava-se que o Estado teria condições de resolver todos os problemas sociais. Foi um engano. Com a parceria poder público-iniciativa privada e sociedade civil organizada, podemos avançar bastante", disse o parlamentar tucano.

Pedro Tobias voltou a defender o atendimento humanizado na área da saúde, especialmente para os portadores de câncer. "Não basta fazermos radioterapia ou quimioterapia. Precisamos implantar com urgência o serviço de cirurgias oncológicas", salientou o deputado, acrescentando que o governo do Estado ampliou para R$ 350 mil por mês o teto de atendimentos de casos de pacientes com câncer.

Para a presidente da Associação Bauruense de Combate ao Câncer, Lyenne Berriel Cardoso, o novo espaço poderá ajudar na recuperação eficaz dos pacientes. "Bauru precisa se tornar um centro de excelência em oncologia para que seus pacientes possam fazer os tratamentos perto de suas casas", avalia. De acordo com Lyenne, a próxima meta do grupo é a reforma de outro prédio, que fica dentro do complexo, onde poderá ser abrigada a ala de diagnóstico. "O projeto já foi entregue ao Ciesp. Só estão faltando os parceiros", revelou.

O presidente do Ciesp em Bauru, Ricardo Coube, disse que a iniciativa privada cumpre um papel social e está disposto a fazer novas parcerias para viabilizar outras obras de grande alcance social.

O superintendente da Associação Hospitalar de Bauru (AHB), que administra o Hospital Manoel de Abreu, Reinaldo Rocha, afirmou que, com os novos 30 leitos " 21 para pacientes adultos e 12 para as crianças " será possível atender portadores de câncer não só de Bauru, mas também de outras 42 cidades da região.

Já o prefeito de Bauru, Tuga Angerami, considera a ampliação do complexo um avanço humano e tecnológico. "Não há sofrimento maior para um portador de câncer do que viajar quilômetros para fazer sua sessão de quimioterapia ou radioterapia".

ptobias@al.sp.gov.br

alesp