Workshop discute exploração de petróleo e gás no litoral


12/12/2008 18:26

Compartilhar:

Haifa Madi na abertura do workshop<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/HAIFA WORKSHOP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou no dia 12/12, no campus Vila Mathias da Universidade Paulista (Unip), em Santos, do sétimo e último workshop promovido pela Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg) da Secretaria de Desenvolvimento do Estado.

Foram abordados os impactos sociais, urbanos e ambientais que poderão ocorrer na região. O objetivo dos encontros foi discutir com a sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes.

Neste último workshop foram analisados os principais impactos nas formas de uso e ocupação do solo, meio ambiente e demandas por equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde e transportes nas regiões próximas às estruturas de exploração e produção de petróleo e gás.

A meta é preparar um planejamento estratégico nas áreas de petróleo e gás a ser apresentado pelo governador até março do próximo ano. "Os investimentos vão ocorrer e nós estamos nos preparando", afirmou o coordenador executivo da Cespeg, JoséRoberto dos Santos.

Segundo Haifa Madi, a preparação da região para os impactos positivos e negativos da exploração de gás é importante principalmente no tocante à qualificação da mão-de-obra, pois queremos que os empregos gerados supram a necessidade de vagas dos trabalhadores da Baixada Santista", afirmou.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp