Reunião discute melhorias nos atendimentos do HR


04/05/2011 18:14

Compartilhar:

Bragato (1º à dir.) com prefeitos, frei Bento  e autoridades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/BRAGATOHRx.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) apresentou, em reunião com prefeitos, secretários municipais de saúde de 42 cidades e a direção do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), nesta segunda-feira, 2/5, a proposta de criação de um pronto-socorro regional para solucionar os problemas de atendimentos no HR.

O grande número de pacientes encaminhados ao HR para atendimentos de primeiros socorros e ambulatoriais, segundo o diretor do hospital, Eurico Aguiar da Silva (frei Bento), está prejudicando os serviços à população da região, inclusive em casos de cirurgia.

O hospital atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS)pacientes dos 45 municípios da Divisão Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente. Segundo frei Bento, nos últimos dois anos houve significativo aumento na procura de serviços no pronto-socorro, o que está causando o adiamento de cirurgias. Os 436 leitos existentes na instituição estão sendo insuficientes. "A média mensal de atendimentos era 9 mil paciente; agora chega a 19 mil, mas não temos estrutura para isso".

O frei ponderou que os atendimentos básicos de saúde devem ser feitos nas unidades de saúde dos próprios municípios, sendo encaminhados ao HR somente os casos complexos, que requerem mais atenção. (ba)



mbragato@al.sp.gov.br

alesp