Mesa Diretora apresenta resenha dos trabalhos e lança Portal do Cidadão


10/03/2005 19:22

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Presidente Sidney Beraldo, 1º Secretário José Caldini Crespo e 2ª Secretária Maria Lúcia Prandi lançam o "Portal do Cidadão" Clique para ver a imagem "> Mesa Diretora apresenta resenha dos trabalhos e lança portal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PC.jpg (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cinco dias da eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia, os atuais dirigentes da Casa apresentaram à sociedade uma resenha dos trabalhos do Poder Legislativo estadual no biênio 2003/2005.

Sidney Beraldo (PSDB), José Caldini Crespo (PFL) e Maria Lúcia Prandi (PT) " respectivamente presidente, 1º secretário e 2ª secretária " aproveitaram a ocasião para lançar o Portal do Cidadão, novo sistema de circulação e geração de informações da Assembléia.

Após a abertura do evento pelo presidente, que expressou seu reconhecimento a todos os funcionários da Casa por terem possibilitado a concretização do trabalho dos parlamentares, a 2ª secretária agradeceu ao seu partido por ter sido indicada para o cargo em substituição ao também petista Emidio de Sousa, eleito prefeito de Osasco. "Fui eleita de forma consensual, mas a presença feminina na Mesa Diretora aconteceu por acaso", disse ela. "É necessário que haja mais mulheres na Mesa Executiva".

Apesar de ter estado no cargo por pouco tempo, Prandi se disse impressionada com o empenho do Legislativo em busca do próprio aperfeiçoamento. "Inauguramos um novo momento na Assembléia, com a abertura da Casa para a sociedade", afirmou a deputada. "Nada disso seria possível sem a competente assessoria técnica que tivemos para viabilizar nossas propostas".

Horizontes alargados

"Quando um deputado começa a exercer seu primeiro mandato, ainda inseguro, vê-se às voltas com assuntos próprios de sua base eleitoral", declarou José Caldini Crespo. "Ao longo do exercício de suas funções, vai-se inteirando das atribuições de um parlamentar; mas só quando exerce um cargo na administração é capaz de alargar os seus horizontes". O 1º secretário também homenageou os funcionários da Assembléia, que, segundo ele, possibilitaram que "quase tudo o que pretendemos pudesse ser realizado", afirmou José Caldini Crespo (PFL), 1º secretário.

Sidney Beraldo esclareceu que a cerimônia possuía um caráter informal, já que a resenha completa dos trabalhos do biênio será publicada em edição especial do Diário da Assembléia, em 14 da março. "Nós, o Estado mais importante da Federação, temos de estar na vanguarda dos acontecimentos", afirmou o presidente. "Cabe-nos fortalecer as instituições com a confiança que o povo nos outorgou."

Beraldo enumerou várias iniciativas da Mesa, como a implementação do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, que levou a Assembléia a 15 regiões do Estado, e a criação dos indicadores das condições sócio-econômicas dos municípios. De acordo com Beraldo, a parceria com a Fundação Seade tornou possível a atualização do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e a criação do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), adotados atualmente em diferentes esferas de poder. O deputado também falou do Plano Diretor de Informática, que investiu em ferramentas para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Casa; da Sala do Cidadão, mais um espaço para o exercício da cidadania; do cumprimento pelo Legislativo da Lei de Responsabilidade Fiscal, e, ainda, da valorização do funcionário efetivo. Segundo Beraldo, o processo de compras por meio do sistema de pregão, adotado em sua gestão, possibilitou grande economia para o Estado.

Beraldo anunciou o lançamento do Portal da Assembléia, ferramenta que visa dar maior transparência às ações do Legislativo.

alesp