Tempos de reflexão

Opinião
03/11/2005 17:13

Compartilhar:

Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ajardim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na semana em que os católicos homenageiam seus mortos, vale relembrar os brasileiros ilustres que podem servir de referência para este momento, pois não esmoreceram diante das dificuldades. O empreendedorismo de Santos Dumont, o educador Darci Ribeiro, a luta de Chico Mendes, o equilíbrio de Ulisses Guimarães, são tantos os exemplos. Pode parecer um discurso utópico, mas isso é particularmente necessário neste momento de desencantos, frustrações e decepções.

Nossa jovem democracia ainda percorre caminhos tortuosos rumo à fase adulta. Incapaz de promover a igualdade de oportunidades a todos os brasileiros. Constituímos uma nação com mais de 150 milhões de habitantes, uma economia que figura entre as dez maiores do mundo, dispomos de riquezas naturais inigualáveis. Em suma, temos uma boa base, mas pecamos na definição de metas e no planejamento para fortalecer os alicerces desta sociedade, pois o gigante continua adormecido.

O Brasil ainda detêm uma das piores distribuições de renda do mundo. A ortodoxa condução da política econômica, escorada por um rigoroso ajuste fiscal e pelo combate a inflação por meio de juros exorbitantes, perpetua um crescimento pífio. Nosso esforço exportador está sendo minado pelo contingenciamento de recursos para a agricultura. O risco do apagão volta a assombrar o setor produtivo. O transporte de nossas riquezas ainda é feito por estradas precárias, a base do óleo diesel importado. O resultado do recente referendo sobre o desarmamento denunciou a falência da segurança pública. A queda do poder de compra do cidadão é inversamente proporcional ao crescente número de desempregados. Apesar da alta carga tributária, educação e saúde se tornaram artigo de luxo para poucos.

Temos um Estado que arrecada muito e gasta sem controle, sem prioridades. Começa a cristalizar-se em meio à população a crença de que se nada funciona bem, nada nem ninguém pode alterar essa realidade, confunde-se o público com o privado. Uma manifestação legítima diante da crise de autoridade, de legitimidade e de impunidade, evidenciada no âmbito dos três poderes constituídos, que acabam estabelecendo ramificações em toda a sociedade. Diante de tamanha desilusão e da ausência de um projeto de desenvolvimento social e econômico de logo prazo para todos os brasileiros, quero conclamar a população a uma reflexão " nosso País tem jeito?

A democracia pressupõe a participação ativa da sociedade, não apenas a cada dois anos quando somos "obrigados" a eleger nossos representantes. Essa participação política deve ser permanente, fiscalizando, cobrando e não compactuando com o status quo. Sempre digo que a política não é privilégio dos políticos, ela é inerente a nossa vida. Praticamos política diariamente, com o nosso vizinho, com nossos colegas de trabalho, no nosso bairro. Essa discussão deve ser ampliada, pois o discurso do caos e a falta de esperança só beneficiam aqueles que lucram com a desgraça das instituições e das organizações legalmente constituídas. O exemplo, que deve ser dos líderes, deve também ser enraizado na base da pirâmide. Isso nos faz cidadãos plenos, conscientes dos nossos direitos e deveres, pois resgata o espírito republicano. A população precisa participar mais ativamente das discussões nacionais em torno das reformas do Estado, a Fiscal e Tributária e a Política.

Vivemos finados recentemente e, independente das diferentes concepções religiosas, temos aí o momento de reverenciar os mortos, lembrar pessoas que se foram. Pobre do país que não tem heróis! Referências de comportamento, de atitudes, de atos que marcaram época. Cabe a nós tomarmos as rédeas do nosso destino e modificarmos esta forma de fazer política na sociedade brasileira.



*Arnaldo Jardim é engenheiro e deputado estadual pelo PPS.

E-mail: arnaldojardim@arnaldojardim.com.br

Site: www.arnaldojardim.com.br

alesp