Turismo regional para o Vale do Paraíba


19/04/2004 15:42

Compartilhar:

Deputado padre Afonso Lobato na inauguração parcial do Parque do Vale do Itaim, em Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PadreAfonso.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado padre Afonso Lobato

O deputado estadual padre Afonso Lobato (PV) destacou a importância do setor de turismo e serviços para a geração de emprego e renda na região do Vale do Paraíba. A declaração foi feita durante a inauguração parcial do Parque do Vale do Itaim, em Taubaté, obra que até o momento recebeu investimentos da ordem de R$ 4 milhões por parte da Prefeitura. "Essa obra demonstra a perspectiva de novos empregos e geração de renda para a população de Taubaté, com reflexos indiretos na região do Vale do Paraíba", observa o deputado. O parlamentar lembra que o setor é responsável por quase 10% da força de trabalho mundial, exemplificando que só na Bahia o turismo representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. "O Vale do Paraíba tem inúmeras vocações turísticas e o Parque do Itaim é mais um reforço temático enaltecendo as obras e vida do escritor Monteiro Lobato", frisa.

Continuidade

A inauguração do Parque do Itaim contou com a presença de aproximadamente 2,5 mil pessoas. O padre Afonso Lobato participou do palanque das autoridades e falou sobre a necessidade de políticas que dêem continuidade à obra. Isso porque, segundo o prefeito José Bernardo Ortiz (PSDB), o investimento propiciou o término de apenas 25% do projeto total, com previsão de término no prazo de dez anos. "Como deputado estadual, vou apoiar as propostas de trabalho que garantam a continuidade do projeto, que certamente irá gerar renda e emprego para a população local", salienta o deputado.

Como único representante do Partido Verde do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira na Assembléia Legislativa, o padre Afonso ainda destacou a preocupação com o meio ambiente previsto no projeto do Parque Itaim. O local tem mais de 1,9 milhão de metros quadrados e já recebeu 160 mil mudas de árvores melíferas, distribuídas entre obras como a réplica do Sítio do Pica-Pau-Amarelo e futuros atrativos, como o teleférico, restaurante e mirante. "O parque deverá receber cerca de 3 mil visitantes diariamente, funcionamento concomitantemente com a sede original do Sítio, na Chácara do Visconde, que já recebe o segundo maior fluxo de turistas do Vale do Paraíba, depois da Basílica Nacional. Certamente, o setor de turismo e serviços receberá um grande incremento a partir dessa inauguração", completa padre Afonso Lobato.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp