Deputada quer campanha para conscientização sobre endometriose


25/08/2008 16:59

Compartilhar:

Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/ANA PERUGINI ENDOMETRIOSE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 1.344/2007, da deputada Ana Perugini (PT), que prevê a criação da Semana de Prevenção à Endometriose e à Infertilidade, está pronto para ser votado na Assembléia Legislativa. Ele recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Saúde e Higiene, conforme publicação feita no Diário Oficial do Legislativo, em 21/8. Considerada uma doença da mulher moderna, a endometriose ainda é pouco conhecida da maioria das pessoas e uma das principais causas da infertilidade. Estima-se que 10% das mulheres no mundo sejam acometidas por essa enfermidade, registrada especialmente na idade fértil.

Ana Perugini considera relevantes as ações de conscientização da sociedade sobre a doença, que, apesar de não ter cura, pode ser tratada e amenizada. Segundo ela justifica, a Semana de Prevenção, proposta entre os dias 8 e 14 de março, tem como meta, também incentivar mulheres a buscar ajuda médica aos primeiros sintomas, bem como familiarizar os procedimentos disponíveis para tratamento.

A endometriose é uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa. Consiste na presença de endométrio (membrana que cobre o útero no período fértil) em locais fora do útero. É uma doença progressiva, e que pode provocar lesões no aparelho reprodutor, e como resultado disso, dores e infertilidade.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp