Assinados contratos para despoluição de bacias hidrográficas


05/12/2011 11:32

Compartilhar:

Caramez e Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/CARAMEZbaciaALCKMINx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, João Caramez (PSDB), acompanhou o governador Geraldo Alckmin, no dia 1/12, na solenidade de assinatura dos contratos entre a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Sabesp para o Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES). O repasse será de R$ 40 milhões às prestadoras de serviço de saneamento.

"Esta é mais uma iniciativa importante do governo do Estado que trabalha para garantir melhor qualidade de vida à população paulista", afirmou o deputado, ressaltando a importância do programa que apoia a construção de empreendimentos que reduzem a carga de esgotos não tratados e colaborar na recuperação da qualidade das águas.

O Prodes foi criado em 2001 e consiste na concessão, pela União, de estímulo financeiro na forma de pagamento pelo esgoto tratado a prestadores de serviço de saneamento que investem em implantação, ampliação e operação de ETE, especialmente aquelas que geram maior redução da carga orgânica, poluidora, lançada nos corpos d"água.

"O Prodes é muito inteligente porque enquanto não ficar pronta a estação de tratamento de esgoto, não recebe o recurso. Então, obra demorada, que passou de um ano para o outro, vai atrasando, não recebe. Se não atender a meta compactuada também não recebe. A estação precisa funcionar e funcionar de forma eficiente", explicou Alckmin.(da)



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp