Prefeitos do Circuito das Frutas reúnem-se com secretário da Agricultura


25/11/2003 15:51

Compartilhar:

Deputado Ary Fossen ( à direita) em reunião do Circuito das Frutas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/fossen25novembro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Ary Fossen

Prefeitos de oito municípios elegeram a comissão executiva do Circuito das Frutas em reunião, no dia 20 de novembro, com o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles. O encontro serviu também para eleger Jundiaí sede do consórcio.

O Circuito das Frutas foi criado pelo Decreto 47.180, em 2/10/2002. Este novo pólo turístico paulista, segundo Ary Fossen (PSDB), que agendou a reunião com o secretário, ocupa uma área de 1.600 quilômetros quadrados do Estado, dos quais metade se destina à fruticultura. "Os municípios envolvidos possuem cerca de 750 mil habitantes e dispõem de excelente malha viária e uma posição estratégica de corredor econômico ligando o Interior e outros Estados, sem contar a proximidade com o maior centro consumidor da América do Sul", disse o parlamentar.

Fazem parte do consórcio os municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo, representados pelos seus prefeitos Reinaldo Nogueira, José Roberto Fumach, Dorival Raymundo, Toninho Lorencini, Miguel Haddad, José Carlos Martins de Toledo Karmanguia, Vitório Humberto Antoniazzi e Milton Seraphin, respectivamente. O deputado Rogério Nogueira (PDT) também esteve presente.

A executiva do consórcio é agora composta pelo prefeito de Jundiaí, presidente; o de Louveira, vice-presidente; de Indaiatuba, secretário; de Itatiba, tesoureiro; de Vinhedo, diretor de relações, e de Itupeva, Jarinu e Valinhos.

Segundo Meirelles, a meta do consórcio é proporcionar apoio e capacitação aos municípios relacionados no projeto, para o desenvolvimento de programas relacionados com atividades turísticas, rurais, científicas, culturais, de lazer e ecoturismo. "Com a consolidação do Circuito das Frutas, os produtos da região serão ainda mais valorizados, impulsionando o turismo local e alavancando o agronegócio", ressaltou o secretário.

Já que a maior dificuldade dentre as cidades envolvidas é a comercialização dos produtos, o secretário sugeriu a criação de centrais de comercialização, ou seja, a comercialização de produtos provenientes do Circuito das Frutas, em galpões. "Se em qualquer uma das oito cidades houver um galpão pequeno, começaremos a comercializar os produtos imediatamente", asseverou.

Cidadão Franco-rochense

Em solenidade marcada para esta sexta-feira, 28/11, às 18 horas, o deputado estadual Ary Fossen será diplomado, na Câmara Municipal de Franco da Rocha, cidadão Franco-rochense. Este será o terceiro título recebido pelo deputado, que já foi diplomado em Francisco Morato e Vinhedo.

Muito contente, o deputado agradeceu o convite feito pelos vereadores e disse estar muito honrado. "Isso é muito gratificante. É sinal de que meu trabalho está sendo reconhecido. Sempre fui recebido com muito carinho nesta cidade e tenho procurado cumprir todos os meus compromissos com os eleitores de Franco da Rocha."

afossen@al.sp.gov.br

alesp