A musicalidade das "Estações" de Vivaldi reflete-se na sinfonia pictórica de Cleide Gaiotto

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
29/08/2006 17:52

Compartilhar:

<i>Da Janela de Minha Escola</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gaioto 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cleide Gaiotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cleide Gaioto foto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Ao Redor do Mube</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gaioto 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Longe do formalismo "manieristico" e estranha ao jogo dos academismos, Cleide Gaiotto possui a alma simples dos pintores os mais genuínos. Elabora com pincel e fantasia uma verdadeira sinfonia pictórica, que dialoga e transmite, guiando-a na seqüência de suas obras.

O que mais surpreende em sua pintura é a cor que se desprende de sua paleta com surpreendentes vibrações tonais e a poesia que a própria cor emana e que revela de imediato um conjunto de novas sensações. Rica de verdes e azuis, de violetas e de amarelos e ocres, distribuídos com rápidas e precisas pinceladas sobre a tela, sua pintura é a manifestação mais eloqüente de algo feito com sentimento e amor.

Trata-se de uma linguagem poética e de uma forma de se aproximar do observador com imediata comunicabilidade, a tal ponto de nele despertar palpitações de comovida ternura. São obras ricas de luzes, de dosada profundidade, de humana e sentida expressão pictórica, repleta de um clima que responde plenamente ao seu sensível lirismo cromático.

O desejo dessa pintora é de encontrar e reencontrar na realidade das imagens de nossa terra sempre novas sensações, novos motivos, bem como a imediata espontaneidade do dado formal.

As obras Ao Redor do Mube e Da Janela de Minha Escola, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem uma musicalidade intensa muito próxima dos tons das Quatro Estações, de Vivaldi.



A artista

Cleide Gaiotto, pseudônimo artístico de Cleide Maria Gaiotto Madureira, nasceu em 1952, em Cerquilho, SP. Formou-se em línguas anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), pedagogia pela Faculdade de Botucatu e supervisão escolar pela Faculdade de Educação de Assis. Educadora há mais 20 anos em diversas escolas estaduais do interior e da capital, ministra aulas de português, inglês e literatura na Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz.

Foi orientadora de alunos premiados nos diversos concursos de conto e poesia da Semana Cornélio Pires, em Tietê. Realizou cursos de museologia, folclore e artesanato, além de pintura acadêmica, com a professora Alice, do Colégio Santa Catarina (1998 a 1999), e pintura contemporânea, sob a orientação de Noemia Nunes, no Mube, Museu Brasileiro da Escultura (2000 a 2003).

Participou de diversas exposições individuais em Piracicaba, Tietê e São Paulo e numa mostra coletiva realizada no Mube em 2002. Realizou visitas de estudo aos principais museus de 12 capitais européias. É membro da Academia Cultural e Artística de Tietê. Possui obras em diversas coleções particulares.

alesp