Santos promove I Semana do Pescador


30/06/2008 10:19

Compartilhar:

Deputado Bruno Covas inaugura sala que leva o nome do avô, Mario Covas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/BRUNO COVAS PESCADOR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A I Semana do Pescador, aberta na quarta-feira, 25/6, no Museu de Pesca de Santos, contou com a presença do deputado Bruno Covas (PSDB). O clima era de festa, afinal, 2008 marca ainda o centenário do prédio que abriga o acervo, os sessenta anos de inauguração, e os dez anos de reabertura do Museu de Pesca. A abertura ficou a cargo do diretor do Instituto de Pesca de Santos, Antônio Olinto Ávila da Silva. "A Baixada está discutindo vários assuntos relativos ao mar como as APAS, a exploração do petróleo e o turismo náutico, mas a pesca nem sempre é lembrada, por isso essa primeira semana é tão importante", ponderou Olinto.

Durante o evento, o deputado descerrou a placa que dá nome à principal sala do local, intitulada "Mario Covas". Outra placa homenageou Geraldo José Rodrigues Alckmin, pai do ex-governador Geraldo Alckmin, que ocupou o cargo de diretor do Instituto de Pesca entre 1947 e 1949.

Ao falar sobre o espaço, o parlamentar citou o avô Mario Covas. "O Museu demonstra o carinho que o governador Mario Covas tinha com a Baixada, e por assuntos como cultura e educação. Prova disso é que o espaço foi inteiro reformado por conta de problemas de cupim nas estruturas", lembrou.

Bruno citou ainda a luta dos pescadores no episódio do decreto estadual que criava as APAS Marinhas e se colocou à disposição dos pescadores, do Instituto e do Museu de Pesca para ajudar, inclusive, com emendas de ampliação ou que atendam qualquer outra necessidade do espaço.

Também estiveram presentes o vereador Marcelo Del Bosco, o diretor do Museu de Pesca, Oscar José Barreto, representantes da Federação dos Pescadores do Estado, Ângelo de Souza e Enéas Xavier; e Maria Aparecida, representando as famílias de pescadores.



brunocovas@al.sp.gov.br

www.brunocovas.com.br

alesp