Conferência faz diagnóstico das desigualdades raciais


04/07/2005 18:47

Compartilhar:

Deputado Nivaldo Santana participa da abertura I Conferência Nacional para a Promoção da Igualdade Racial (I Conapir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Nivaldo igualdade racial.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) participou, na última quinta-feira, 30/6, da sessão de abertura I Conferência Nacional para a Promoção da Igualdade Racial (I Conapir), em Brasília. Nela estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades do governo, como a ministra Matilde Ribeiro, o secretário de Justiça de São Paulo, Hédio Silva Jr., e entidades do movimento negro, indígena, cigano, árabe, palestino e judeu.

Pelo tamanho da população negra no Brasil, estimada em 86 milhões pelo IBGE, as discussões sobre os problemas específicos dos negros brasileiros adquiriram principalidade.

A Conferência fez um amplo diagnóstico das desigualdades sociais no Brasil e estabeleceu uma agenda, cujo centro é a definição de políticas públicas que promovam a igualdade racial. Dentre essas medidas, despontam a luta pela democratização do acesso à universidade, com o estabelecimento de cotas sociais e raciais. Destacou-se também a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, a regularização das terras dos quilombolas, entre outras.

Gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp