Assembleia Legislativa abre 1º Encontro de Agentes Públicos

Durante a solenidade, também foi lançada a versão 2008 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)
11/03/2009 22:17

Compartilhar:

Abertura do 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos, voltado para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/IPRSMESA2 Ze 15.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  O encontro ocorrerá até o dia 13/3, e durante estes dois dias serão discutidos temas relacionados à organização dos Poderes, o papel dos agentes políticos, orçamento e gestão pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/IPRSGERALZe19.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi iniciado nesta quarta-feira, 11/3, o 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos, voltado para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais. O encontro ocorrerá até o dia 13/3, e durante estes dois dias serão discutidos temas relacionados à organização dos Poderes, o papel dos agentes políticos, orçamento e gestão pública.

A solenidade foi aberta pelo presidente Vaz de Lima, com a presença do 2º secretário, deputado Edmir Chedid (DEM), do secretário do Planejamento, Francisco Vidal Luna, representando o governador José Serra, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edgard Camargo Rodrigues, e do diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Roberto Eduardo Lamari.

Lamari disse que o objetivo do encontro é a qualificação do agente público, com o que o ILP vem contribuindo através da realização de cursos e palestras e com a edição do IPRS: "É um dos índices mais sérios do Estado de São Paulo e, diferentemente do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que é medido de dez em dez anos, o IPRS, editado de dois em dois anos, é um instrumento de gestão pública para uso dos prefeitos e vereadores".



Impressões



Vidal Luna, secretário do Planejamento, e Edgard Rodrigues, presidente do TCE, ressaltaram a importância do encontro na formação de gestores públicos e do IPRS como instrumento de gestão pública. Para Rodrigues, o encontro e o índice são oportunidades que prefeitos, vereadores e demais agentes públicos dos municípios paulistas devem aproveitar. Vidal Luna destacou que "a administração pública necessita de homens bem formados".

Também presente à cerimônia, o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Miziara, elogiou o papel das escolas dos legislativos, especialmente na formação política de agentes públicos e de cidadãos.

Felícia Reicher Madeira, diretora executiva da Fundação Seade, destacou que o índice, reconhecido pela ONU, tem sido um parâmetro cada vez mais fundamental para prefeitos avaliarem suas administrações, e também os leva a procurar meios de melhorar os indicadores de seus municípios.

Sinésio Pires Ferreira, diretor-adjunto da Fundação Seade, fez a apresentação do IPRS. Ferreira, ao explicar a metodologia utilizada para a apuração dos dados que compõem o índice " riqueza, longevidade, educação e meio ambiente ", fez uma breve comparação com o Índice de Desenvolvimento Humano



Doação à Santa Casa



Vaz de Lima e Edmir Chedid assinaram ato de doação, à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, da antiga central telefônica instalada no edifício sede da Assembleia. O presidente comunicou, ainda, o destino dado ao painel eletrônico de votação " que foi doado à Câmara Municipal de Campinas " e dos veículos da frota substituídos no final do ano passado. Estes foram doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

alesp