Samu do Litoral Norte já atende quase 600 emergências


10/12/2010 17:47

Compartilhar:

Carlinhos Almeida com profissionais do Samu do Litoral Norte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/CARLINHOS1 SAMU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira semana de funcionamento, de 22 a 29 de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Litoral Norte atendeu 577 ocorrências, entre acidentes de trânsito, casos clínicos, quedas e acidentes em residências.

O Samu do Litoral Norte foi inaugurado oficialmente no dia 22/11, em São Sebastião. O município foi escolhido como base do serviço pelo governo federal. O deputado Carlinhos de Almeida esteve presente na inauguração e considera que o Samu demonstra o compromisso do presidente Lula com a saúde e a vida da população.

Também participaram da inauguração os prefeitos de São Sebastião e Ilhabela, Ernane Primazzzi e Antonio Colucci, o consultor técnico do Ministério da Saúde, Lisandro Luis da Silva, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior, secretários municipais, vereadores, representantes de classe da região e moradores.

Em São Sebastião, foram atendidos 280 casos, sendo 28 de acidentes de trânsito e 252 casos clínicos. Em Caraguatatuba foram 141, dos quais 120 clínicos e 21 de acidentes de trânsito. Em Ilhabela foram 82, divididos em 74 clínicos e oito acidentes.

As quatro cidades do Litoral Norte foram privilegiadas com a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O serviço colocou 14 ambulâncias, equipadas para situações de emergência, à disposição da população. O Samu está disponível 24 horas por dia à aproximadamente 320 mil pessoas da região, população que chega até um 1,5 milhão na temporada de verão. São três ambulâncias avançadas (com equipe composta por médico, enfermeiro e motorista e estrutura de UTI) e 11 básicas (com auxiliar ou técnico de enfermagem e motorista).



carlinhos@carlinhos.org

alesp