Exposição retrata personagens dos anos 70


31/03/2004 19:16

Compartilhar:

Candidatas ao título de Miss São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Expo7031mar04D.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fotografias dos anos 70, expostas no café dos deputados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Expo7031mar04B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Time de futebol formado por parlamentares paulistas em 1971 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Expo7031mar04C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Candidatas ao título de Miss São Paulo, aeromoças e comissários de bordo, participantes do concurso de bandas e fanfarras, o piloto de corrida Emerson Fittipaldi e o general Humberto de Souza Mello, comandante do Estado Maior das Forças Armadas do Governo Ernesto Geisel têm agora algo em comum. Todos integram o rol de personagens da exposição virtual organizada pelo Acervo Histórico da Assembléia Legislativa.

"Alesp Anos 1970" é o título da mostra, composta por 29 fotografias que retratam figuras e personalidades que visitaram a Assembléia Legislativa naqueles anos não tão longínquos, marcados pelo regime autoritário e pela luta em prol da redemocratização.

Acesso pela internet

O público pode acessar a exposição por meio da Internet e ver imagens da sessão na qual um colégio eleitoral indicou, por eleição indireta, o engenheiro Paulo Salim Maluf ao cargo de Governador do Estado de São Paulo, em março de 1979. Verá ainda personalidades que fizeram visitas de cortesia à Assembléia Legislativa, como o ex-prefeito da capital Olavo Egydio Setúbal, em abril de 1975, o deputado Ulysses Guimarães, então presidente do MDB, os senadores Paulo Brossard e Teotônio Vilela.

Uma curiosidade da exposição é a formação do time dos deputados paulistas que disputou uma partida de futebol contra legisladores do Paraná, no tradicionalíssimo Parque Antártica, em setembro de 1971.

A exposição pode ser visitada pelos usuários da internet na página da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br). Basta seguir o seguinte roteiro: clique o ícone Conheça a Assembléia, ao lado direito da página aberta localize a opção Serviços para o Cidadão - Acervo Histórico. Pronto, você poderá conhecer as Exposições Virtuais do Acervo, entre as quais se encontra "Alesp Anos 1970".

A mesma exposição está instalada na ante-sala do Café dos Deputados, no andar térreo do Palácio 9 de Julho. A mostra física está disposta em seis painéis, nos quais podem ser vistas 29 fotografias da época.

Registro sistemático

As fotos fazem parte de um legado de 91 mil imagens que a Divisão de Acervo Histórico da Assembléia passou a custodiar em 1996. Desde setembro de 1953, com a criação do setor de Fotomicrografia, a Assembléia passou a proceder o registro sistemático das atividades do Legislativo Paulista. No acervo, eventos e visitantes, além do registro do cotidiano do Legislativo, estão documentados.

Com o apoio da FAPESP, este conjunto de imagens foi digitalizado e está disponível para consulta. Com a finalidade de ampliar as possibilidades de acesso ao grande público e aos pesquisadores, a Divisão do Acervo Histórico organiza periodicamente exposições virtuais, disponíveis na Internet, como esta que retrata um pouco da história da Assembléia nos anos 1970. A mostra tem a curadoria de Álvaro Weissheimer Carneiro. A digitalização, criação e design são da webdesigner Priscila Pandolfi.

alesp