Stancati reencontra antigas ressonâncias através da purificação de formas monumentais

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
30/11/2006 16:04

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Stancati-verso.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivan José Stancati de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Stancati.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Inspiração</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Stancati-frente.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A vocação de Ivan Stancati é genuína e culta. Suas esculturas deixam transparecer com clareza, embora não a priori, sua propensão para o monumental. Seu métier e sua imaginação procedem paralelamente segundo métodos antigos. Por essa razão, acontece que sua obra permaneça, às vezes, um pouco formal.

Importante, porém, é a coerência, a seriedade, a independência do modus operandi, que é onde encontramos sua contemporaneidade. O artista tirou proveito dos exemplos plásticos e dos conceitos de seu tempo e nos propõe com os resultados obtidos uma hipótese de reinsersão.

Após refletir " pelo menos é o que parece " sobre Arp, Brancusi e Henry Moore, de quem trouxe elementos úteis para alimentar suas idéias, Stancati orienta suas forças para conseguir uma unidade completa, evitando assim percorrer caminhos por demais freqüentados, uma vez que está mais inclinado a uma naturalidade menos complexa e mais simples, mas de maior vigor.

Sem deixar de respeitar o passado, nem seus métodos operativos artesanais. o escultor se afirma como um artista criador moderno.

A escultura Inspiração, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, recupera uma visão épica e primordial da existência humana. Sua visão contemporânea reencontra antigas ressonâncias através da purificação de uma forma monumental, que determina a maturidade alcançada pelo escultor.



O artista

Stancati, pseudônimo artístico de Ivan José Stancati de Oliveira, é arquiteto, professor e artista plástico. Freqüentou um curso de modelagem com o escultor Dante Dado de Giácomi (1982); de escultura em pedra, com o escultor Pedro Pinkalsky (1986); de escultura em madeira, no Liceu de Artes e Ofícios (1987); e de desenho e gravura em metal, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1988). Formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (1984) e fez mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.

Participou do XVI Salão de Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende; do XXII Salão Ararense de Artes Plásticas (1988); e do V Salão de Artes Plásticas de Avaré (1996).

Entre as exposições individuais e coletivas de que participou, destacam-se: "Totens em Órbita" e "Fantasias", no Espaço Madame Satã; 1º Bienal Internacional Latino-Americana, México, e Esculturas em Pedra Sabão, no Espaço Taib, São Paulo (1987); Galeria Designio, São Paulo (1988); "Arte Erótica", Museu da Imagem e do Som, São Paulo (1991); "Arte e Natureza", E. C. Pinheiros e Espaço Cultural Clube Indiano (1992); Galeria Xarios, São Paulo (1994); 14º Expande (1995); e "aminho das Pedras", Fundação Mokiti Okada (1997).

Possui obras em diversas coleções particulares e acervos oficiais, inclusive no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu da Escultura ao Ar Livre.

alesp