Deputado participa da Operação Represa Limpa


09/06/2009 11:25

Compartilhar:

Edmir Chedid durante coleta de lixo na represa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/EDMIRCHEDIDREPRESA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovida pela Marina Estância Confiança, em parceria com a Polícia Ambiental, a Operação Represa Limpa contou com a participação do deputado Edmir Chedid (DEM), no sábado, 6/6. O evento teve como objetivo coletar o lixo depositado irregularmente nas margens da represa Jaguari-Jacareí, que integra o Sistema Cantareira.

A limpeza da área, localizada nos municípios de Bragança Paulista, Joanópolis, Piracaia e Vargem, reuniu 70 voluntários, que, com a utilização de redes, retiraram objetos da água e recolheram o lixo das margens.

Edmir lamentou a ação humana na área e destacou a importância da represa para o Sistema Cantareira, que é responsável pelo abastecimento de água de 60% dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo, mas "não recebe nenhum investimento dos governos estadual e federal".

O deputado afirmou que, apesar de realizar a captação de água na represa Jaguari-Jacareí, a Sabesp não trata o esgoto dos municípios onde atua na Região Bragantina, "o que acaba contaminando a água", observou. "Além disso, a ação de parte da população também contribui para a situação que encontramos na represa."

No final da operação, os voluntários se surpreenderam com a quantidade de lixo retirado. Em apenas duas horas, removeram garrafas plásticas, estofados de automóveis e materiais de uso doméstico e higiene pessoal.



echedid@al.sp.gov.br

alesp