Primeiro secretário discute com aeroviários soluções para a crise Varig-TAM


17/06/2003 19:47

Compartilhar:

Deputado Emidio de Souza (esquerda) recebe representantes dos aeroviários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/emidiotam18junho03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Emidio de Souza



O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembléia, deputado Emidio de Souza (PT), recebeu nesta terça-feira, dia 17/3, em seu gabinete representantes dos aeroviários preocupados com o processo de fusão entre a Varig e a TAM, que poderá resultar em mais desemprego no setor em decorrência da situação difícil em que vivem as duas empresas.

As principais solicitações foram a realização em São Paulo (como já está acontecendo no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) de audiências públicas para a discussão do assunto; criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento, com a participação de parlamentares, funcionários e sindicalistas; e a abertura de um canal de interlocução direta com o ministro da Defesa, José Viegas.

O deputado Emidio de Souza comprometeu-se a encaminhar os pedidos, "pois os funcionários dessas duas empresas estão passando por momentos de extrema incerteza e correndo o risco de perder seus empregos". Para Emidio, será necessário realizar uma audiência pública na Casa ainda antes do final deste mês para a discussão do problema e a apresentação de possíveis soluções alternativas.

No Brasil, a Varig e a TAM estão tentando juntar forças num projeto de fusão para escapar da crise. A Varig possui R$ 3 bilhões em dívidas, enquanto a TAM teve no ano passado prejuízo operacional de R$ 605 milhões. O compartilhamento de rotas entre as duas empresas começou no dia 10 de março, e agora já são 252 trechos ida-e-volta, divididos por semana.

Estiveram reunidos com o primeiro-secretário Uébio José da Silva, presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo; Valmir Paulo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Aéreo; Reginaldo Teixeira, representante da Associação dos Pilotos da Varig; e Ademir Martins, secretário geral do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo.

emidio@al.sp.gov.br

alesp