Ação regional é solução para o saneamento básico de seis cidades do interior


10/12/2009 20:13

Compartilhar:

Barros Munhoz reuniu-se com o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) Fernando Rei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CETESB10120PRES (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CETESB10120PRES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz (PSDB), reuniu-se, na manhã desta quinta-feira, 10/12, com o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) Fernando Rei, intermediando soluções para seis cidades do interior paulista: Águas de Lindoia, Amparo, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho e Serra Negra. Esses municípios estão em meio a um trabalho integrado de saneamento regional que busca soluções que permitam uma operação com economia de escala. Sendo cidades com população abaixo de 100 mil habitantes, o trabalho em separado para cada uma delas fica inviabilizado por uma questão de custo. O processo inclui as áreas de abastecimento de água e tratamento de resíduos sólidos. A gestão será regionalizada e terá orientação técnica da Cetesb.

Para Barros Munhoz, "como há convergência de ideias e todos estão empenhados em encontrar uma solução, esse planejamento só pode dar certo".

Quando discutida a questão do aterro sanitário, Fernando Rei resumiu o trabalho em etapas: haverá uma ação emergencial para os três próximos meses e uma solução para o médio prazo, enquanto os municípios desenvolvem um planejamento a prazo mais longo. Além disso, garantiu que "os representantes das seis cidades já estão saindo da reunião com a certeza da efetivação do plano".

O presidente da Assembleia finalizou a reunião declarando: "Vocês tem um sonho e vamos chegar lá! Estamos caminhando para a construção de um futuro promissor".

alesp