Novos trens para linha Julio Prestes - Itapevi


19/03/2010 15:51

Compartilhar:

João Caramez e José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CARAMEZTRENS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"João Caramez foi um batalhador pela modernização desta linha que vai até Itapevi", afirmou José Serra na solenidade de autorização para assinatura do contrato de Parceria Público Privada (PPP) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção das composições pelo período de 20 anos. Os novos trens circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno).

Também presente ao evento, realizado na Oficina Engenheiro São Paulo (Bresser), o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, também ressaltou a dedicação do deputado para a conquista das melhorias. "Caramez é um grande parceiro que tem trabalhado muito nesta região", disse.

"É uma satisfação participar deste momento maravilhoso. Por meio desta parceria, a linha se estenderá até Amador Bueno, fazendo justiça para as famílias que residem nesta região", disse Caramez, referindo-se à remodelação do trecho Amador Bueno/Itapevi, seu pleito antigo que busca garantir a segurança e o conforto dos passageiros que desembarcam nas estações Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno. "Lutamos por essa conquista há anos", salientou o parlamentar que agradeceu ao governador pelas benfeitorias que vem sendo realizadas no Plano de Expansão SP.

As 36 composições anunciadas na solenidade substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infraestrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), haverá uma redução nos intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.

A cerimônia também marcou a conclusão do programa de reforma de trens, com a entrega da última composição de um lote de 34 e de vedação da faixa ferroviária (fechamento dos muros que dão acesso à ferrovia) das seis linhas da CPTM.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp