Cromatismo e espacialidade: as emoções de Alegria Patricia

Emanuel von Lauenstein Massarani
02/12/2003 14:00

Compartilhar:

Obra Sem Título<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Alegria Patricia obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alegria Patricia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Alegria patricia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Utilizando uma temática de pintura espacial mesclada com a geométrica, Alegria Patricia se encaminha em direção ao abstrato, ou melhor, na direção de uma nova neo-figuração. Sua fantasia domina soberana: a cultura liga os elementos e os transporta em direção de um aperfeiçoamento formal e de equilíbrio. A artista está próxima de valores absolutos.

Cultura, bom gosto, equilíbrio, exata disposição dos vazios e dos plenos são conceitos básicos que Alegria Patricia assimilou e que realiza plenamente em tons moderníssimos. Os núcleos visuais em sua obra se articulam como os termos de um vocabulário que combinam entre si segundo uma lógica intuitiva e, às vezes, também narrativa.

Suas ações pertencem a um mundo de concretizações psíquicas, que equivalem às situações do quotidiano. A inclusão de esquemas geométricos não se subtrai à composição, mas cresce sempre em alguma parte de suas extremidades.

O caminho para uma visualidade mágica do inconsciente e a firme representação de um fenômeno figurativo se desenvolve gradualmente mas seguro. Ele permanece todavia aberto exatamente pela sua tensão dialética interior, pela viva decantação e a contínua aspiração em se aperfeiçoar com ulteriores êxitos e descobertas.

Através da obra Sem Título, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a pintora nos comunica suas emoções repletas de cromatismos: a preeminência de lirismo é uma característica essencial da arte de Alegria Patricia.

A Artista

Alegria Patricia nasceu em Casablanca, Marrocos, em 1960. Filha de diplomata, transferindo-se para o Brasil, formou-se em publicidade e propaganda, pela Universidade de Brasília, e em artes plásticas, pela Escola Panamericana de Arte.

Entre as exposições realizadas pela artista destacam-se: Escola Panamericana de Arte e Design (2002); Espaço Cultural da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo, e Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo (2003).

A artista, que abriu um atelier em São Paulo, foi contratada pela Rede Globo de Televisão para realizar os cenários da novela "Celebridades", atualmente em cartaz.

alesp