Teatro Padre Bento, de Guarulhos, será restaurado


26/04/2007 16:12

Compartilhar:

Deputado Sebastião Almeida presente na cerimônia de lançamento do projeto de restauração do teatro Padre Bento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sebastiao almeida restaura teatro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O teatro Padre Bento, parte integrante do acervo histórico de Guarulhos, finalmente passará por reformas. O deputado Sebastião Almeida (PT) esteve presente na cerimônia de lançamento do projeto de restauração, em 23/4.

O parlamentar intermediou as negociações entre o governo do Estado e o município de Guarulhos para que a prefeitura pudesse ser a responsável pela gestão do teatro, podendo assim captar recursos para sua recuperação. Houve acordo entre as partes e o patrimônio foi cedido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) por meio de comodato.

O teatro, construído na década de 1930 para servir aos doentes de hanseníase internados no sanatório Padre Bento, deve voltar aos seus tempos de glória. Hoje, o espaço encontra-se em situação de abandono, com problemas em suas instalações internas, como pisos, batentes e madeiramento.

"Preservar os traços remanescentes da nossa história é um desafio contínuo que deve ter o apoio do poder público e a participação da sociedade. A restauração do teatro Padre Bento é uma luta iniciada há mais de três anos que hoje se transforma em realidade", ressaltou o parlamentar.

A Petrobras firmou parceria com a Prefeitura de Guarulhos e já disponibilizou R$ 1,5 milhão para o início das obras. O cronograma da reforma e os dados financeiros da obra foram apresentados no evento de lançamento do projeto.

salmeida@al.sp.gov.br

alesp