Museu de Arte - As paisagens de Cristina Turqueto: transfiguração de sentimentos e da fantasia da realidade


16/04/2009 10:56

Compartilhar:

Pouso da Alegria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/ChristinaTurquetoPouso da Alegria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Christina Turqueto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/Christina Turqueto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Manifestando em cada obra e em cada pincelada, o vigor de seu temperamento, a pintura de Cristina Turqueto se articula sobre um desenho prospectivo, com um válido empasto cromático.

Induzida a uma redescoberta cotidiana do mundo e com a finalidade de poder se confrontar e ser reconhecida, a artista estiliza suas paisagens com cores fortes e contrastantes.

Além da variedade dos temas, cada obra é coligada a outra por uma coerência de estilo que torna unitário seu discurso, animando-o de igual significado. Sua pintura é um ato de amor para com a paisagem, ato que cumpre com absoluta sinceridade.

Inequívoca testemunha da profunda medida de sua participação sentimental na criação pictórica, sua interpretação se constitui numa transfiguração no quadro dos sentimentos e da fantasia da realidade.

Em "Pouso da alegria", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Cristina Turqueto sente a necessidade de dialogar, de penetrar na realidade da paisagem selecionada, mas bem além do espetáculo exterior, para colher o sentido, e capturar uma voz poética além do véu das aparências.



A Artista



Cristina Turqueto, pseudônimo artístico de Maria Cristina Santos Turqueto, nasceu em São Paulo no ano de 1947. Formou-se pelo IADÊ - Instituto de Arte e Decoração, onde freqüentou os cursos de Técnico de Arquitetura de Interiores, História da Arte & Introdução à Arquitetura e 4 séculos de pintura com o professor Ítalo Bianchi (1963 a 1965).

Participou ainda dos cursos de Antiguidades com o Professor Olívio Guedes de Almeida Filho, Mobiliário e Estilo com a Professora Sueli Prieto Neves, no Escritório de Pesquisa e Divulgação da Arte, (1985 a 1987) e desenho e pintura e Nanquim e Bico de Pena com a Professora Leonor Machado Cunha da Silva no Club Athlético Paulistano (1998).

Sua primeira exposição data de 1998 no Club Athlético Paulistano e esteve presente ainda nas seguintes mostras:Club Athlético Paulistano, SP (1999 e 2000); Espaço Cultural do Clube Paineiras do Morumbi, SP (1999 e 2000); XV Salão de Artes Plásticas de Arceburgo, MG; "Mostra da Primavera", Casa da Fazenda, SP; Espaço Cultural Bar des Arts em colaboração com a Galeria Spazio Surreale, SP; Instituto de Cultura Ciências Letras e Arte, SP; IV Salão Oficial Contemporâneo, Litoral Paulista; "Pequenos Formatos", Galeria de Artes Jardins, SP; "La Magnfica II'', Espaço Cultural Infraero, em colaboração com a Galeria Spazio Surreale, SP (2000 e 2001); XXXVI Salão de Maio, Associação Brasileira de Belas Artes, RJ; Feira de Artes e Antiguidades, Espaço Cultural Shopping Iguatemi, SP";Prêmio Primavera", Museu Nazionale di Villa D'Este, Roma, Itália; III Salão Internacional do Petit Format, SP; IV Salão da Marinha, Associação Paulista de Belas Artes, SP; Expo Padova 2001, Itália (2001); IV e V Biennale D'Arte Intenazionale di Roma, Itália (2002 e 2004); "Premio Primavera", Palazzo Barberini, Roma, Itália; Castello Savelli, Roma, Itália; Galeria Royalty Arte, RJ (2002); Espaço Cultural Incor, SP; "Momentos", Espaço Cultural Conjunto Nacional, SP (2003); "Cores da Primavera", Espaço Cultural Conjunto Nacional, SP (2004).

Possui obras em coleções oficiais e particulares na Itália, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp