Luiz Carlos Gondim (PPS), médico ginecologista, atende na Santa Casa de Salesópolis e em consultório em Mogi das Cruzes. Ele considera justo e importante que a classe médica tenha um salário mínimo condizente ao empenho e dedicação que a profissão exige.
Por isso, comemorou a aprovação pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, por unanimidade, do relatório do deputado Mauro Nazif, favorável ao Projeto de Lei 3.734/2008, que altera o salário mínimo profissional dos médicos.
O PL 3.734/2008, do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), prevê mudanças na Lei 3.999/1961, fixando o salário mínimo dos médicos em R$ 7.000 mensais.
A Lei 3.999 previa que o salário mínimo dos médicos fosse três vezes o salário mínimo em vigor no país, o que, nos dias de hoje, corresponderia a um salário de R$ 1.245,00. Agora, com as alterações, o reajuste terá como base o INPC.
O projeto será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que analisa os aspectos constitucional, jurídico e regimental. Só depois será encaminhado ao Senado.
lcgondim@al.sp.gov.br