Audiência sobre aposentados reúne entidades na Assembléia


29/02/2008 10:21

Compartilhar:

Deputado José Candido fala em audiência pública que homenageou o aposentado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO APOSENTADO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Candido (PT) promoveu nesta quinta-feira, 28/2, na Assembléia Legislativa, uma audiência pública em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, celebrado em 24 de Janeiro.

O evento que contou com o apoio da Fapesp (Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo), do Sindapb (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil " CGTB) e do Sintapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos " CUT) reuniu mais de duzentas pessoas de várias cidades de São Paulo além de outras entidades e associações que representam a categoria. Compareceram ainda na atividade o deputado Marcos Martins (PT) e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).

Entre os participantes, a crítica sobre as perdas salariais da categoria foi comum. Segundo eles, desde 1994 as perdas chegam a um percentual de 54,3% para os que recebem acima do salário mínimo.

Para uma participante, os juros dos empréstimos consignados para aposentados também devem ser revistos: "essas empresas usam idosos famosos para nos seduzir, no fundo eles querem é nos afundar ainda mais", afirmou.

José Cândido falou da importância da mobilização dos aposentados: "depois de anos de trabalho e contribuição, os aposentados têm direito a um salário e vida digna. Para isso é preciso que estejamos organizados e façamos cobranças dos órgãos competentes", disse.

O parlamentar protocolou na Alesp uma moção que solicita ao Congresso Nacional a aprovação imediata do PLS 58/03, com a emenda 42, ambos de autoria do senador Paulo Paim e do PLP 311/02 de iniciativa popular, que define como índice de correção das aposentadorias o mesmo aplicado ao salário mínimo.



josecandido@@al.sp.gov.br

alesp