Comitiva de Presidente Prudente e Álvares Machado entrega abaixo-assinado ao secretário da Segurança Pública


03/08/2005 10:57

Compartilhar:

Bragato <i>(à esq.)</i> e comitiva, em reunião com Saulo: reivindicações de Presidente Prudente e Álvares Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bragato e Saulo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Destinação de viaturas, implantação de distritos policiais e apoio aos Conselhos de Segurança. Essas foram algumas das reivindicações apresentadas ao secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro, por uma comitiva de 27 líderes e moradores de Presidente Prudente e Álvares Machado. Acompanhados do deputado Mauro Bragato (PSDB), eles participaram de audiência na sede da secretaria, no início de julho.

Segundo Bragato, o resultado da audiência foi satisfatório. "Foi uma longa conversa com o secretário e representantes das polícias Militar e Civil. Minha expectativa é muito positiva quanto aos resultados dessa mobilização", disse.

O abaixo-assinado entregue ao secretário pela comitiva continha as seguintes reivindicações: apoio à implantação dos Consegs em Presidente Prudente; criação e instalação do Batalhão de Choque de Presidente Prudente (com as companhias de Presidente Venceslau e Dracena), que se responsabilizaria pelas 20 unidades prisionais de Presidente Prudente e região e atuaria na escolta de presos, intervenção em rebeliões e no policiamento ostensivo; e implantação de distritos Policiais na zona norte de Presidente Prudente, no bairro Brasil Novo, e em Álvares Machado, no Parque dos Pinheiros.

O documento aponta ainda a necessidade de acelerar a implantação da Base de Grupamento Aéreo, destinando um helicóptero para o CPI 8. Também são reivindicados equipamentos (como armas e coletes) e viaturas para as polícias Militar e Civil, além de aumento do efetivo e implantação de Serviço de Inteligência envolvendo as duas instituições e o sistema prisional.

Participaram também da audiência o delegado da Assessoria de Comunicação Social da Delegacia Geral de Polícia, Jurandir Correia Sant"Anna, e o coordenador operacional da PM, coronel Marco Antônio Moyses.

Estavam presentes também o prefeito de Álvares Machado, Luiz Takashi; os vereadores de Presidente Prudente Wladimir Cruz (vice-presidente da Câmara Municipal), Arlindo Munuera Júnior, José Rocha Sobrinho e Izaque Silva. Participaram ainda o presidente da Associação de Moradores do Parque dos Pinheiros, Antônio Pereira Silva; o padre José Alves de Siqueira Neto, da Paróquia N. S. Aparecida; a presidente da Associação dos Moradores do Brasil Novo, Sandra Holmes da Silva, o sociólogo Antônio Marco Donaton e Eliseu Visconti, do Conseg/Centro, entre outros.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp