Ana Kaminski usa uma linguagem de conto de fadas para exprimir seu lirismo

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
03/02/2005 14:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Obra "Cavalos Alados" Clique para ver a imagem ">

Analisar a obra da pintora Ana Kaminski parece coisa simples, tanto é imediata e agradável sua leitura, conduzida sobre um plano figurativo tecnicamente tradicional e até mesmo ingênuo. Mas não é assim. Sob a aparência de uma certa ingenuidade encontramos todo um substrato de idéias, de felicidade conceitual e, aqui e acolá, de sabor candidamente filosófico.

Um profundo sentido da paisagem domina sua pintura, que engloba aquele clima tão caro a quem mantém um diálogo sensível e comovido com a natureza e onde encontramos uma atmosfera de encantamento, digna de admiração.

Suas cores explodem num alegre cromatismo e a artista toca vértices de liberdade que se desenvolvem em direção a um lirismo envolvente. Com sua experiência, aprendeu a observar o mundo, descobrindo que o valor expressivo se obtém permanecendo também aderente ao nosso planeta e que não devemos nos resignar a esquece-lo em virtude de seus dramas cotidianos.

As composições de Ana Kaminski se articulam completamente afastadas da realidade exterior. Seguindo os impulsos mais escondidos da fantasia e da habilidade a artista cria um espaço imaginário que se estende entre o céu e a terra. Ali florescem uma série de invenções primaveris onde formas vibrantes e timbres cromáticos se dispõem livremente sobre a superfície.

Na obra "Cavalos Alados", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é evidente a delicadeza e a linguagem de conto de fadas que, juntamente com um traço minucioso, criam uma escritura elaborada que se conclui com um discurso imaterial, festivo mas não privo de uma lírica emoção.

A Artista

Ana Kaminski, pseudônimo artístico Ana Luisa Kaminski Kohn, nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, em 1966. Desde cedo se interessou pela arte, e já na infância passava horas desenhando. Estudou pintura, flauta e piano, e quando adolescente começou a participar de exposições coletivas em sua cidade natal.

A partir de 1985 transferiu-se para Florianópolis onde cursou Letras na Universidade Federal Santa Catarina e concluiu em 2002 o mestrado em Literatura Brasileira. Desde 1987 ministra aulas de desenho e pintura em seu próprio atelier.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, em Erechim, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e diversas cidades do sul do país.

alesp