Martha Farias apresenta "Oferenda", uma exposição de Orixás


22/09/2008 20:15

Compartilhar:

 "Oferenda", uma exposição de orixás e Martha Farias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/orixa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A premiada artista plástica Martha Farias pesquisou as divindades dos ritos religiosos da Umbanda e do Candomblé e descobriu que alguns desses orixás só são cultuados atualmente no Brasil. Martha resolveu então pintá-los e, assim, imortalizá-los na exposição que batizou de Oferenda, que começou nesta segunda-feira, 22/9, no Espaço IV Centenário da Assembléia, e vai até 3/10.

A artista, que é baiana de nascimento, veio morar em São Paulo aos nove anos de idade e logo começou a estudar desenho acadêmico com a pintora Anita Fraga. Posteriormente cursou o Instituto de Arte e Decoração (Iadê) e formou-se em comunicação e publicidade na Escola Panamericana de Arte.

Martha inspira-se na sua terra natal para retratar, com cores vivas e quentes, personagens e festas do folclore nacional, numa visão contemporânea. Nessa mostra, as pinturas são expostas em conjunto com delicadas esculturas de Cássio Lázaro, que representam os adereços usados na indumentária tradicional de cada orixá.

alesp