Projeto de criação da Região Metropolitana de Sorocaba ganha adesões


04/04/2006 11:47

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira e lideranças reúnem-se para ampliar a participação de municípios na região metropolitana de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON SOROC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON SOROC B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a adesão da Prefeitura e da Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra, expressa na última sexta-feira, 31/3, o Projeto de Lei Complementar 33/05, do deputado Hamilton Pereira (PT), que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, passa a ter o apoio de mais da metade dos municípios previstos para compor a área. O deputado irá aos municípios de Iperó, Boituva e Ibiúna na próxima semana.

Segundo o deputado, a criação da região metropolitana tem o objetivo de garantir a organização e planejamento regional de funções públicas de interesse comum dos municípios que a integrarem. Ele destacou as áreas de planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social e turismo.

Segundo o projeto de lei, Sorocaba será o município-sede da nova região metropolitana, que, por critérios geográficos, abrangerá os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim.

Em Araçoiaba da Serra, Hamilton Pereira se reuniu com Mara Melo, presidente do PT Municipal, com o prefeito João Franklin e com os vereadores Edgard Richard Martins, presidente da Câmara Municipal, e Tony Lourenço. "Esse projeto é importante porque temos percebido que, enquanto Sorocaba cresce e se desenvolve, Araçoiaba da Serra acaba ficando de lado", argumentou João Franklin, ressaltando que o desenvolvimento planejado de maneira regional certamente poderá melhorar essa situação.

Estudos técnicos sobre desenvolvimento regional servirão de base para o projeto de lei complementar. A Universidade de Sorocaba (Uniso), através do reitor Aldo Vanucchi, está disponibilizando 11 docentes, que apresentaram uma proposta de pesquisa à Fapesp para financiamento de estudos que devem embasar o projeto.

Hamilton Pereira se reuniu também com Luiz Henrique, prefeito de Pilar do Sul, para discutir a inclusão do município na Região Metropolitana de Sorocaba, ocasião em que destacou a interligação entre os municípios.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp