Folia de Reis em Franca


17/12/2008 16:43

Compartilhar:

Deputado (à esq.) participa da homenagem à Folia de Reis de Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/GILSON DE SOUZA BIBLIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos converteu-se, na cultura portuguesa e brasileira, em festejos onde grupos visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo, manifestações que se estendiam-se até 6 de janeiro.

A tradição ganhou força no século XIX, e algumas pessoas mantém viva essa festa na região de Franca. "No dia 15 de dezembro, bastante chuvoso, valeu a pena sair de casa, pois assistimos à paixão que essas pessoas têm em preservar a cultura brasileira. A Folia de Reis, com todos os méritos, engrandece nossa alma", afirmou o deputado Gilson de Souza.

Nesta data, a Câmara Municipal de Franca, por iniciativa do vereador Nirley de Souza, prestou homenagem à Folia de Reis. Esteve presente ao evento o deputado Gilson de Souza (Dem), que fez um discurso emocionado. Também estiveram presentes os vereadores Mambrini e Joaquim. Na ocasião, ouviram-se histórias sobre tradições familiares, sobre prêmios em festivais e sobre a paixão gratuita pela cultura e pela música.



deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp