20 anos da Constituinte Estadual Paulista de 1989 - "Em 1988, os trabalhos da Constituinte chegavam ao final na Câmara Federal, sob o comando do doutor Ulysses Guimarães.
"Em 1988, os trabalhos da Constituinte chegavam ao final na Câmara Federal, sob o comando do doutor Ulysses Guimarães. Depois da outorga da Constituição Cidadã, as organizações vieram para São Paulo. Nós aqui no Estado sentimos muito esses efeitos.
O processo da Constituinte Estadual foi preparado por um grupo de trabalho do qual participei. Eu elaborei, como relator, proposta que se consubstanciou no anteprojeto, apresentado ao conjunto da Assembleia.
Foi um período espetacular, de intensa mobilização. As pessoas estavam muito interessadas em participar e procuravam os parlamentares. As entidades queriam fazer a sua opinião chegar no momento constituinte.
Foi muito importante não termos uma disputa entre oposição e situação. Todos pensavam na questão como uma forma duradoura.
A Constituinte introduziu modificações sobre a visão do Estado. Introduzimos o conceito de regiões metropolitanas, microrregiões e bacias hidrográficas. Tudo isso foi muito importante. Tomamos atitudes ousadas, que depois foram reafirmadas no texto final.
Por tudo isso, foi um momento formidável. Era meu primeiro mandato nobre. Um momento nobre da Assembleia de São Paulo e um momento nobre da sociedade paulista.
Acredito que deixamos uma herança principal: uma constituição duradoura. A pior legislação é aquela que todo mundo quer mudar, porque é um sintoma de que ela não só não ajuda como também prejudica o cidadão e o funcionamento da sociedade.
Poucas vezes se vê alguém falando em mudar a Constituição estadual. Já é um bom sinal.
Mas Constituição foi e é mais do que isso. Ela tem uma visão correta de desenvolvimento econômico. Ela não é pródiga em promessas vãs. Então, eu acredito que ela conseguiu um justo equilíbrio entre aquilo que era sonhar e o cuidado de fazer isso pari passu com os avanços da sociedade.
Nela estão incorporados os princípios de responsabilidade fiscal, a regulação orçamentária, com o plano plurianual, a lei de diretrizes e bases e a lei do Orçamento.
A nossa Consituição tem uma visão equilibrada do papel do legislativo e do executivo. Essa questão não foi uma fonte de conflito na Constituinte. Do ponto de vista da organização geográfica, avançou. Portanto, eu acho que apresentamos aqui uma constituição equilibrada e respeitada no Estado de São Paulo.
Aperfeiçoá-la é necessário e importante. Mas não existe nela nenhum entrave para o bom funcionamento democrático e progressista do governo do Estado de São Paulo. Acho que faltam alguns itens de regulamentação. Há coisas pendentes que seriam necessárias concluir."
*Arnaldo Jardim foi deputado constituinte pelo PMDB. Hoje é deputado federal pelo PPS.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições