Luminosidade e realismo inspiram Carmem Marçal em suas paisagens

Acervo Artístico: Emanuel von Lauenstein Massarani
08/11/2004 14:00

Compartilhar:

Carmem Marçal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/carmem403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "Pesqueiro", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa Clique para ver a imagem ">

A linguagem de Carmem Marçal é vivaz, natural e rítmica, manifestação de um temperamento espontâneo repleto de energia. A temática da artista é das mais variadas e suas obras são impregnadas de uma sincera inspiração.

Sua personalidade sabe colher a beleza da paisagem e dela retira dois elementos essenciais: a cor e a genuína interpretação. Seu desenho se equilibra com a cor e a ela se funde, inserindo o todo numa prospectiva que se estende.

O cromatismo de sua palheta é acompanhado de uma sólida estrutura que, longe de exageros, consegue criar atmosferas pictóricas com uma exatidão que inclui, ao mesmo tempo, um sentido de autêntica poesia.

Sem fazer concessões a efeitos gratuitos, suas imagens revelam uma capacidade cromática que recupera o traço e delineia os volumes. A obra "Pesqueiro", doada por Carmem Marçal ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa engloba um refinado espetáculo marítimo, cromaticamente realista e rico de luminosidade.

A Artista

Carmem Marçal, pseudônimo artístico de Carmem Marçal Zagari, nasceu em São Paulo, em 1959. Filha de pai artista e arquiteto, desde muito cedo conviveu com as artes plásticas.

Autodidata, iniciou-se na pintura na década de 1990, instalando seu atelier na Freguesia do Ó, onde reside. A partir de então passou a freqüentar exposições, museus e ateliês de artistas.

Participou das seguintes exposições individuais. Espaço Cultural Toriba, Casa da Cultura da Freguesia do Ó e Espaço Cultural V Centenário, da Assembléia Legislativa.

alesp