Comunidade alemã comemora 181 anos da imigração no Brasil


08/08/2005 16:17

Compartilhar:

Sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Alemã, solicitada pelo deputado Romeu Tuma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolAlemanha 004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento paulista realizou na sexta-feira, dia 5/8, sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Alemã, a requerimento do deputado Romeu Tuma (PMDB), que dirigiu os trabalhos.

Stefan Graf Von Galen, representante da comunidade alemã junto ao Conselho Parlamentar de Comunidade de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre); Ingo Renaux, presidente de honra da Corporação Alemã; e Hubertus von Moor, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, participaram da comemoração.

Em seu pronunciamento, o deputado Romeu Tuma destacou a responsabilidade do mandato parlamentar, bem como a dos eleitores, frente à crise política atual. Ele falou sobre o histórico dos 181 anos da imigração alemã no Brasil, especialmente da presença dessa comunidade em São Paulo, que conta com quase 1.200 empresas de origem alemã. Tama enalteceu as associações alemãs no País e informou que espera a aprovação do Projeto de lei nº 196, de 2004, de sua autoria, que cria o Dia da Comunidade Alemã.

O parlamentar recebeu homenagem do cônsul da Alemanha. Após o evento, foi realizado coquetel no Hall Monumental.

alesp