Sebrae apóia projeto de lei sobre empreendedorismo nas escolas


03/10/2007 18:17

Compartilhar:

Paulo Alexandre, Ricardo Tortorella (ao fundo) e Emerson Moraes Vieira (1º plano)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA SEBRAE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concedeu a chancela de apoio ao Projeto de Lei 604/2007, que institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular do Ensino Médio da rede estadual de ensino. De autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a propositura tramita nas comissões da Assembléia e prevê o ensino do tema nas disciplinas de filosofia, ciência social e/ou história.

O apoio à proposta foi manifestado na reunião do deputado com o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella. No encontro, o dirigente sugeriu a ampliação do projeto para abranger os estudantes do Ensino Fundamental. Paulo Alexandre também pretende incluir as aulas de empreendedorismo nos cursos técnicos das escolas do Centro Paula Souza.

"Diante desse quadro de incertezas quanto ao futuro profissional dos alunos, o empreendedorismo é uma ferramenta relevante para a formação dos jovens. Possibilita o elo entre a educação e o mundo do trabalho. Os alunos se tornarão mais autônomos para a tomada de decisões, definição de planos e criação de oportunidades para sua vida profissional", explicou o deputado.

No conceito do professor Robert Menezes, da Universidade Federal de Campina Grande (PB), "o empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade". No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o Ensino Fundamental. Nos países desenvolvidos, 58% possuem diploma universitário.

"Com a inclusão das aulas de empreendedorismo, nossos estudantes estarão mais preparados para transpor as inúmeras barreiras impostas pela alta competitividade do mercado de trabalho. Hoje, para cada dois desempregados um tem menos de 24 anos", observou Paulo Alexandre.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp