Deputado diz que São Paulo deve exportar 50% a mais


30/06/2003 14:00

Compartilhar:

José Carlos de Souza Meirelles, secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e deputado Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/meirellesaid300603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Said Mourad

O deputado Said Mourad (PFL) esteve com o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos de Souza Meirelles, no dia 16 de junho, para tratar do Centro de Logística das Exportações, lançado pelo governo do Estado com o objetivo de ampliar o comércio exterior.

Meirelles, que é também secretário executivo do Conselho Estadual de Relações Internacionais (Cericex), destacou o potencial exportador do pequeno e médio produtor paulista. O deputado informou que a meta "é aumentar as exportações em pelo menos 50% nos próximos quatro anos, saltando dos atuais 20 bilhões de reais para 30 bilhões/ano".

Segundo Said Mourad, "a meta é ambiciosa mas possível e, caso se concretize, teremos uma geração de empregos na ordem de 700 a 800 mil vagas". Um dos mercados a serem ampliados é o do Oriente Médio. O interesse dos árabes pelos produtos brasileiros ficou evidente durante a visita do premiê libanês Rafic Hariri no mês passado. Hariri, que também é um mega investidor, quer que o Líbano seja a porta de entrada dos produtos brasileiros para a península arábica.

Durante o encontro do deputado Said com o secretário Meirelles, do qual também participou o assessor especial da Secretaria Marco Antonio Castello Branco, foram apresentadas propostas de exportação de produtos manufaturados produzidos no estado paulista.

O secretário elogiou as ações do deputado Said e colocou a Secretaria à disposição para apresentação de dados e estudos, com a finalidade de viabilizar o projeto do Centro Logístico exportador e encontrar meios de envolver o maior número de empresários do setor.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp