Assembleia homenageia os 70 anos do Coral Lírico do Teatro Municipal


27/10/2009 20:39

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CARLINHOSTALENTOSmaestrinaerica hindrikson03ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlinhos Almeida, Mário Zaccaro, Maria Lúcia Prandi e Conte Lopes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CARLINHOSTALENTEOS15homenagens.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa homenageou na tarde desta terça-feira, 27/10, os 70 anos do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo com a entrega de uma placa comemorativa ao maestro Mário Zaccaro pelo 1º secretário, deputado Carlinhos Almeida (PT). A homenagem aconteceu no Espaço V Centenário, onde as 90 vozes do Coral entoaram óperas de Giuseppe Verdi, Georges Bizet e Charles Gounod e a cantata profana "Carmina Burana", de Carl Orff, sob a regência da maestrina Érica Hindrikson.

Prestigiaram a comemoração o 2º secretário, Aldo Demarchi (DEM); o 1º vice-presidente, Conte Lopes (PTB); e os deputados Adriano Diogo (PT), Carlos Giannazi (PSOL), Hamilton Pereira (PT), Maria Lúcia Prandi (PT) e Roberto Engler (PSDB).

A homenagem é parte da 4º Semana de Talentos da Assembleia, que iniciou no último dia 20 e se estende até dia 30 deste mês. No evento, os funcionários da Casa mostram suas aptidões em fotografia, pintura, desenho, música, teatro, dança, poesias, crônicas, contos e artes gráficas, entre outros tipos de arte.

Ao saudar os integrantes do coral, o 1º secretário Carlinhos Almeida agradeceu em nome da Assembleia a presença do grupo. "Parabéns por estarem aqui, pelos 70 anos espalhando música e arte, e por despertarem sonhos e emoções", disse. "É uma homenagem supermerecida e gratificante trazer para o mesmo espaço os colegas da Assembleia e os colegas do Teatro", disse por sua vez Jacy Guarany, funcionária da Casa há 30 anos e há 20 anos integrante do coral.

Atualmente Jacy é presidente da Associação dos Cantores e Solistas do Teatro Municipal de São Paulo e trabalha no gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi.

Conforme ela, o Coral Lírico foi criado em 1939 na administração do prefeito Prestes Maia, sob a coordenação do maestro Armando Belardi, e oficializado em 1951. Teve a colaboração de professores e maestros como Tullio Serafim, Olivero de Frabritis, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi, Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Colarusso, Roberto Schnorrenberg, Marcelo Mechetti, entre outros.

alesp