Hospital Celso Pierro fará transplantes de rins pelo SUS


18/03/2008 16:19

Compartilhar:

Ana Perugini e Antonio Celso de Moraes, no Hospital Celso Pierro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/ANA PERUGINI SUS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) visitou na sexta-feira, 14/3, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, ligado à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas). Esta foi a primeira vez que a parlamentar esteve no local depois do credenciamento da unidade hospitalar ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de transplantes de rins. O credenciamento foi possível depois da gestão da deputada junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. Antes, somente o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, disponibilizava este procedimento cirúrgico na rede pública de saúde daquela cidade.

Ana Perugini teve conhecimento da dificuldade da entidade para conseguir o credenciamento por meio de reuniões da Comissão Especial de Estudos (CEE), presidida pelo vereador Francisco Sellin, na Câmara Municipal de Campinas.

Acompanhada por Sellin, a deputada foi recebida pelo superintendente Antonio Celso de Moraes, que aproveitou a oportunidade para mostrar as instalações da unidade hospitalar.

Para a deputada, o credenciamento do Hospital da Puc é uma importante conquista para a população de toda a Região Metropolitana de Campinas, pois, de acordo com Moraes, o hospital presta atendimento principalmente para pacientes de Campinas, Hortolândia, Monte Mor e Sumaré. "Temos pacientes até de outras regiões do Estado e do país", ressaltou o superintendente.

O Hospital Celso Pierro tem capacidade para executar um transplante intervivos por semana, e outros de doadores cadáveres. Está pronto para atender pelo SUS e por meio de convênios.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp