Dia Estadual do Choro


16/03/2009 17:39

Compartilhar:

Homenagem ao Dia Estadual do Choro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PAULOALEXCHORO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir deste ano, o dia 28 de junho passará a ser conhecido como o Dia Estadual do Choro. A homenagem foi oficializada nesta quarta-feira, dia 11, com a publicação, no Diário Oficial do Estado, da Lei 13.447/09, de iniciativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Nessa data, comemora-se o aniversário do Garoto, nome artístico do histórico instrumentista brasileiro Aníbal Augusto Sardinha. Compositor de melodias baseadas nos mais diversos ritmos (sambas, boleros, fox, xotes, entre outros), Garoto é autor de vários sucessos que marcaram diversas épocas do cenário musical brasileiro.

"Assim como Pixinguinha está para a Música Popular Brasileira, Garoto está para São Paulo, por ser seu maior expoente do choro, merecendo, portanto, que o dia 28 de junho, passe a ser lembrado como o "Dia Estadual do Choro", comemorado anualmente aqui no Estado de São Paulo", justifica Paulo Alexandre, lembrando que Garoto, por diversas vezes, se apresentou no Teatro Coliseu, de Santos.

Paulistano nascido no dia 28 de junho de 1915, filho de portugueses, esse precoce músico que, desde criança, manifestou seu apreço pelos instrumentos de cordas dedilhadas " violão, violão tenor, bandolim, cavaquinho, guitarra havaiana e banjo, apenas entre os mais conhecidos " sedimentou, através de sua concepção harmônica e sofisticação musical à frente de seu tempo, uma obra que compõe o alicerce da música popular brasileira, que até hoje norteia os caminhos de tantos músicos das mais diversas épocas e estilos no país.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp