Guarujá terá nova ciclovia de 5 km


26/03/2010 18:53

Compartilhar:

Bicicleta responde por 15% dos deslocamentos feitos na Baixada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/PAULOALEXCICLOVIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Guarujá vai ganhar uma nova ciclovia até o final do ano. Com mais de cinco quilômetros de extensão, o corredor exclusivo para ciclistas será implantado pelo governo do Estado na rodovia Cônego Domênico Rangone (antiga Piaçaguera-Guarujá). A obra está orçada em R$ 3,6 milhões.

A construção da ciclovia, que deverá ser iniciada nos próximos dias, foi confirmada ao deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e pelo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, durante o Seminário Baixada em Ação 2010 " Crescimento com Sustentabilidade. O evento foi realizado, nos dias 11 e 12/3, pelo instituto Impacto em parceria com a Associação Comercial de Santos, a prefeitura da cidade e universidades da região.

"A ciclovia vai beneficiar diretamente a população do distrito de Vicente de Carvalho, principalmente os moradores dos bairros de Morrinhos, Cachoeira e Jardim Boa Esperança. No Guarujá, a bicicleta é muito utilizada no deslocamento pela rodovia, o que faz aumentar os riscos de atropelamento. Com a ciclovia, haverá mais segurança", destacou o deputado.

Pesquisa de origem e destino na Baixada Santista, iniciada em 2007 e concluída no primeiro semestre de 2008, revelou que a bicicleta responde por 303.295 viagens por dia, o equivalente a 15% dos deslocamentos feitos na região, praticamente empatada com o ônibus (339.767 viagens, cerca de 16%). Na Região Metropolitana de São Paulo, esse percentual é de apenas 0,7%.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp