Deputado visita aldeia guarani em SP


22/04/2004 20:17

Compartilhar:

Deputado Simão Pedro visita aldeia guarani em SP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/simaopedro indioA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comunidade guarani da aldeia Morro da Saudade, em Parelheiros, na Zona Sul da Capital recebe visita do deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/simaopedro indioB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Simão Pedro

Acompanhado pela vereadora Lucila Pizani, o deputado Simão Pedro (PT) visitou, no Dia do Índio, 19/4, a comunidade guarani da aldeia Morro da Saudade, em Parelheiros, na Zona Sul da Capital. Na aldeia vivem cerca de 159 famílias, que lutam para preservar sua cultura. Recentemente, a prefeita Marta Suplicy esteve no local para vistoriar a construção de um Centro de Educação e Cultura indígena, projetado de acordo com a arquitetura guarani e onde serão ministradas aulas e atividades culturais na língua tupi-guarani, até hoje falada na aldeia.

Os parlamentares foram recepcionados pelo cacique Timóteo Verá Popyguá, que falou sobre a história do seu povo e as dificuldades enfrentadas atualmente. O deputado Simão Pedro disse estar satisfeito ao perceber que, apesar da pressão cultural exercida pelo resto da sociedade paulistana, aquela comunidade não perdeu sua identidade.

Um grupo de jovens e crianças apresentou, no final da visita, alguns cânticos registrados no CD "Ñande Reko Arandu - Memória Viva Guarani", gravado recentemente com o objetivo de auxiliar a preservação da música e da cultura guarani.

spedro@al.sp.gov.br

alesp