Acervo Artístico

Mary Yamanaka restitui em poesia tudo o que capta da beleza do mundo
31/07/2003 16:52

Compartilhar:

...Mary Yamanaka<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mary Yartista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Emanuel von Lauenstein Massarani

Mary Yamanaka é uma pintora que ama a realidade da natureza e a exprime com um realismo rico de tons interessantes. Com habilidade, condiciona os temas e, em modo particular, os caracteriza. Trata-se de uma artista sensitiva que capta tanto as vibrações dos seres humanos quanto as da terra.

Sua pintura é, de fato, alimentada por uma cor envolvente de onde as formas ressaltam como se nascessem de uma explosão psíquica, estranha ao mundo racional. Naturalmente, se entendermos por racional tudo o que é premeditado ao redor do quadro: o cálculo, a tese, a experiência e o postulado teórico.

Seja quando procede por massas cromáticas, seja quando estende a cor fazendo-a vibrar na ponta do pincel, Yamanaka segue instintivamente, com uma segurança originária da emoção e prossegue a suaves pinceladas entre rodamoinhos e no meio de uma matéria ondulada e densa, porém fluida e transparente.

A artista sente tudo o que pinta como sente a vida, o sangue, o vento, a beleza da luz, do local, da cor. Tudo a faz palpitar. Por amor, restitui em poesia tudo o que capta da beleza do mundo.

Enquanto tantos valores de ontem parecem quase esquecidos, ao olhar suas pinturas renovamos um sentido de descobertas contínuas. Pintando sem clichês pré estabelecidos, seus quadros mostram os espetáculos da natureza, da vida urbana e do campo, englobando os gestos, as atitudes e os pensamentos até mesmo os mais escondidos da comédia humana.

Através da obra " Sertãozinho: caminhos cor de rosa ", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a pintora revela um surpreendente "metier" e um autêntico valor artístico. O seu realismo é sobretudo repleto de cromatismo, de poesia e de musicalidade.



A Artista



Mary Yamanaka nasceu em São Paulo no ano de 1952. Formou-se em Educação Artística e Música na Escola Superior de Música Santa Marcelina, com complementação em desenho na Faculdade Marcelo Tupinambá. Realizou cursos de pintura a óleo sobre tela na Associação Atlética Banco do Brasil e na Associação Paulista de Belas Artes. Estudou pintura no campo com o professor Antônio Eugênio Pascuotto. Também estudou Teoria, Composição e Harmonia da Cor com a Professora Magda Bugelli.

Participou de várias exposições coletivas e individuais, destacando-se, entre outras: Espaço Cultural do Banco do Brasil, Clube Pinheiros, Volkswagen Clube, Salão Nacional de Artes Plásticas, Semana Benedito Calixto, 1º Salão de Arte de Bebedouro, 52º Salão Paulista de Belas Artes, 1º Salão Paulista de Figura Contempôranea, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; 12º Salão de Artes Plásticas de São Lourenço.

Recebeu inúmeros prêmios artísticos, dos quais salientam-se: 1º Prêmio no 5º Salão da Associação Paulista de Belas Artes; Medalha de Prata no 2º Comando do Sudeste do Exército Brasileiro (1991); Medalha de Prata no 26º Salão da Primavera da APBA (1995); Prêmio APBA no 5º Salão de Natureza Morta (1997); Medalha de Prata no 4º Salão de Paisagem Brasileira da APBA (1998); Medalha de Ouro na 24º Semana Benedicto Calixto (1999); Hors Concours na 27º Semana Benedicto Calixto e Medalha de Ouro no 5º Salão Livre de Artes Plásticas Tom Jobim (2000).

alesp